Pais de alunos têm colaborado com mensalidades para ajudar a manter Guarda

Pais de alunos têm colaborado com mensalidades para ajudar a manter Guarda

Guarda Mirim tem tido problemas de manutenção por causa de verbas (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Os responsáveis pela Guarda Mirim do 7º Batalhão da Polícia Militar (PM) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, relataram ao G1 nesta semana que o projeto tem apresentado certas carências para manter as atividades aos alunos. Por conta da escassez dos recursos, os pais de alguns alunos têm colaborado com o pagamento de mensalidades para custear algumas despesas do local. O projeto busca o apoio de empresas privadas para evitar que se encerrem as atividades.

Segundo o comandante da Guarda Mirim do município, Joivan Godoy, o projeto recebe os recursos oriundos de um convênio de recursos humanos da Secretaria de Ação Social, mas ficaram sem receber os recursos entre os meses de fevereiro a junho por causa de problemas burocráticos, e que a parcela referente ao mês de julho foi paga somente neste mês.

“Após o feriado da independência cogitamos até em encerrar as atividades, aí nos deslocamos até a Secretaria de Ação Social e falamos que estava difícil manter da forma que estava devido às despesas e as faturas a serem pagas aqui da estrutura. E então no dia 8 de setembro depositaram uma parcela referente ao mês de julho para fazer o pagamento dos profissionais que estavam em débito no devido mês”, relata.

Segundo Joivan Godoy, o projeto não possui nenhum convênio a nível estadual e algumas autoridades políticas do estado chegaram até a publicar que destinaram emendas a Guarda Mirim, mas jamais chegou alguma emenda por meio deles.

O o projeto não possui nenhum convênio a nível estadual (Foto: Jeferson Carlos/G1)

“Se a pessoa pesquisar na internet, qualquer pessoa encontra que alguns políticos disseram ter destinado ou que destinaria emendas ao projeto, mas nunca chegou nada do prometido. E quando fizemos algumas rifas entre os alunos para arrecadar recursos, muitos dos pais questionavam sobre o tal dinheiro que aqueles políticos prometeram, então tivemos que explicar a todos eles”, comenta.

O comandante relata que o projeto atualmente não dispõe de recursos para efetuar a compra dos alimentos aos alunos do projeto e que atualmente só possui os alimentos porque receberam uma doação da Cruz Vermelha.

“Os alimentos que possuímos nós recebemos de uma doação da Cruz Vermelha e ainda recebemos uma quantia de R$ 1 mil para quitar as contas de energia e água do prédio. Por que estas faturas estão vindo em nossos nomes e se não forem pagas teremos um problema ainda maior. Outro fator que tem nos ajudado bastante é que os pais de alguns alunos têm efetuado o pagamento de uma mensalidade de R$ 20”, revela.

Com a entrada dos recursos para quitar os serviços dos profissionais prestados no mês de julho, os responsáveis agora aguardam pelo recebimento do mês de agosto, e caso atrase por um longo período é possível que as atividades no projeto sejam paralisadas.

“Está bem complicado, porque fomos informados de que quem trabalhou entre os meses de fevereiro a junho não receberá pelos serviços prestados. Embora todos saibam deste possível acontecimento, mesmo assim todos realizaram o trabalho voluntário”, salienta.

Por fim, o comandante explica que o apoio de empresas privadas no projeto seria de grande importância para a Guarda Mirim, tendo em vista que os recursos recebidos da secretaria de ação social não é suficiente para manter toda a estrutura. A ideia é aproximar os empresários para conhecer o projeto e saber realmente como é o dia a dia da instituição.

“Caso tenha a necessidade de comprar produtos de limpeza, de higiene ou alguma lâmpada que queima, estaremos de mãos atadas e não possuímos condições de prover. Ou então se cada empresa se responsabilizasse por algum alimento ou material, seria de muita importância para que a gente pudesse ter a certeza de que o projeto não passaria por dificuldades”, exclama Joivan Godoy.

Autor / Fonte: Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Comentários

Leia Também