Padre Fabio de Melo se retrata após vídeo considerado machista

 

Padre Fbio de Melo  (Foto: Roberto Teixeira / ego)

Padre Fábio de Melo pede perdão após polêmica
(Foto: Roberto Teixeira / ego)

Padre Fabio de Melo usou seu Twitter para se retratar, após vídeo de um de seus sermões cair na web e ser considerado machista. Nas imagens, o religioso usa a violência doméstica como exemplo e afirma que o "agressor só se torna agressor porque a vítima o autoriza". Criticado pelo post, o padre se desculpou. "Peço perdão. Eu nunca pretendi dizer que a vítima é culpada. Apenas salientei que a não denúncia reforça o agressor. É muito desconfortável ser promotor do que abominamos. Culpar a vítima é abominável. Se fui infeliz na linguagem, resta-me retratar. Sempre refleti sobre o risco que uma relação afetiva tem de evoluir para o sequestro da subjetividade. Cresci entre as minorias. Nunca me distanciei dos sofrimentos que vi de perto. Por isto faço questão da retratação", escreveu o religioso na rede social.

No vídeo, gravado durante uma pregação em 2006, Padre Fabio de Melo diz que as pessoas são responsáveis pela forma como são tratadas. "Não não saímos por aí com as plaquinhas: 'não abuse de mim', 'me respeite'. Porque essa placa não está escrita em palavras, ela está escrita nos seus olhos. É você com seu jeito de olhar, com seu jeito de ser gente. É o caráter que está exposto no seu rosto que vai dizer ao outro o que ele pode fazer com você ou não. Nós, no momento em que nos construímos como pessoas é que sinalizamos nosso território. Caso contrário, as pessoas virão, acharão que nós podemos tudo e farão tudo que quiserem conosco mesmo", afirmou o religioso.

Depois, Fabio de Melo usou a violência doméstica para exemplificar seu discurso. "Eu sempre digo, as mulheres que são agredidas fisicamente pelos seus maridos, no dia em que ela recebe a primeira agressão, ela que vai determinar para ele se ele vai ter o direito de agredi-lo a vida inteira ou não. É o jeito como ela olha pra ele. Não é nenhuma palavra, nenhum grito que vai dizer 'não me bata', mas é o sei jeito de ser mulher. O agressor só se torna agressor porque a vítima o autoriza", diz.

Antes de se retratar, o religioso respondeu algumas das críticas dos internautas. "Vítima é alguém cuja fraqueza outro alguém explora. A violência doméstica contra a mulher funciona assim", declarou o padre a um de seus seguidores.

Padre Fabio de Melo fala sobre vdeo polmico (Foto: Reproduo / Twitter)

Padre Fabio de Melo fala sobre vídeo polêmico (Foto: Reprodução / Twitter)

Padre Fabio de Melo fala sobre vdeo polmico (Foto: Reproduo / Twitter)

Padre Fabio de Melo fala sobre vídeo polêmico (Foto: Reprodução / Twitter)

Autor / Fonte: Ego

Leia Também

Comentários