Pacarana: Falta de manutenção na iluminação pública das ruas causa prejuízo ao erário

A geração da energia elétrica no distrito de Boa Vista do Pacarana é feita pela empresa Guascor que vende o produto para a Eletrobras Distribuidora de Rondônia que faz a distribuição a população. A manutenção do sistema de iluminação pública nas ruas do distrito é de responsabilidade do município através do departamento de iluminação pública da prefeitura.

 

Atualmente quase a totalidade das ruas do distrito ao providas de iluminação pública, facilitando o deslocamento dos moradores no período noturno. O sistema de iluminação pública do Pacarana recebeu bastantes melhorias com a troca de braços de luminárias, lâmpadas mais potentes e econômicas. Durante a noite o pedestre não encontra dificuldade para se locomover no distrito em face ao bom desempenho do sistema operacional ali implantado.

_DSC0035

Neste final d semana a reportagem visitou o distrito e ao percorrer as ruas da comunidade pode registrar dezenas de luminárias acessas durante o dia. Um desperdício de energia elétrica sem contar o desgaste prematuro do equipamento uma vez que as lâmpadas têm um tempo útil de uso. Vários moradores questionados também reclamaram desse desperdício de energia e solicitaram uma providencia por parte da prefeitura para revisar os equipamentos de foto células instalados nos postes (Foto células ou relês fotoelétricos são caixinhas do tamanho de xícaras, com aberturas para a entrada dos raios de luz.

 

Quando o sol se põe e a incidência de luz diminui, elas enviam um sinal à distribuidora de energia da cidade e pronto: a luz das lâmpadas é acesa. Quando amanhece, ocorre o contrário: a foto célula detecta os primeiros raios de luz e avisa o sistema que as luzes já podem ser apagadas). A falta de manutenção desses equipamentos nas ruas do Distrito Pacarana estão causando um considerável prejuízo aos cofres da prefeitura que certamente irá repassar isso ao contribuinte.

IMG_9858

Procuramos o responsável pelo departamento de iluminação pública, o servidor Agostinho Lara ao qual relatamos o problema. Segundo Agostinho nessa época do ano é muito comum ocorrer esse fato devido a muita chuva a umidade infiltra no equipamento e causa o travamento do relê, deixando o sistema armado. “Isso ocorre muito no período das chuvas, o relê fica colado e não desarma, deixando o equipamento ligado o tempo todo”.

 

Após receber as informações o responsável pelo departamento de iluminação garantiu que irá agendar a ida da equipe de manutenção ao distrito no mais tardar na próxima semana para fazer os reparos nos postes que apresentam esse problema.

Fonte: Luizinho Carvalho/Sociólogo

Autor / Fonte: Espig�o News

Leia Também

Comentários