Ouro Preto sedia reunião dos responsáveis pelas UAPG

O município de Ouro Preto do Oeste, distante cerca de 330 km da capital Porto Velho foi sede da reunião dos responsáveis pelas Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regional (UAPG). Participaram da reunião os secretários regionais de Guajará – Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji – Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé, que durante dois dias puderam fazer uma avaliação do que foi feito no ano de 2015 e programado os projetos que deverão ser colocados em pratica neste ano de 2016.

 

No primeiro dia do encontro a pauta de trabalho focou as realizações em 2015 e prioridades para 2016 de cada uma das Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regional, tendo como foco principal na apresentação do projeto prioritário de cada UAPG. O assessor especial de gabinete da Sepog, Natan de Oliveira foi o responsável em conduzir os trabalhos focando: Agroindústria, Agricultura familiar e o 3º Setor com ênfases nos projetos (Sigep), PDES, Sispar e nos editais de captação de recursos para o setor produtivo que é uma prioridade do governo do Estado.

 

Natan de Oliveira explicou detalhadamente Lei 827, de 15 de julho de 2015 que instruí-os quanto às atribuições das dez Secretarias Regionais, instaladas nos principais pólos de Rondônia. Planejar, desenvolver projetos, fazer políticas públicas e ajudar o estado a crescer é o papel que das Secretarias Regionais e que as que as mesmas são os representantes do governo do estado e que estão aptas a elaborarem projetos com planejamento, que venham contribuir com os municípios e, principalmente, com o crescimento do estado como um todo. Ficou acordado que cada Secretaria Regional deverá desenvolver um projeto sustentável além dos quais estão sendo executados e desta forma venha agregar renda.

 

O segundo dia do encontro quem conduziu os trabalhos foi o titular da Sepog, George Braga, que fez um amplo balanço do quadro sócio/econômico do Estado de Rondônia destacando o equilíbrio nas finanças mesmo no atual momento de instabilidade que passa os outros entes federativos. George Braga lembrou que Rondônia, São Paulo e Santa Catarina são os únicos estados com suas respectivas contas no azul e isso segundo afirmou o secretário a política austera do governador do Estado, Confúcio Moura, que fez cortes pontuais e priorizou importantes projetos voltados ao fortalecimento cada vez do Estado e com um fator positivo o pagamento do funcionalismo público dentro do mês trabalhado. O mercado de Rondônia tem suas bases no agronegócio, soja, leite, milho, arroz, suínos, carne. O estado é um dos maiores exportadores de carne e forte no setor de serviços e comércio.

Por fim o titular da Sepog, recebeu individualmente cada um dos secretários regionais que puderam apresentar suas demandas. George Braga classificou o encontro como altamente positivo e quer que outros aconteçam em breve para que novas idéias sejam colocadas em pauta. “Comprometimento com os projetos que o governo do Estado tem foi isso que puder atestar em cada um dos secretários regionais. Vamos buscar ter uma equipe que assimile o que o governador Confúcio Moura, tem em prol do povo de Rondônia com ações verdadeiras que sempre visa o fortalecimento da nossa economia”, destacou o secretário.   

 

A secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste, Maria Araujo de Oliveira, disse que os dois dias de encontro serviram para que todos tenha a oportunidade de planejar suas ações dentro da realidade vivenciada pelo estado e destacou o 3º Setor como sendo a base para estas ações. Ao falar sobre as agroindústrias, Maria Araujo, disse que o governo do Estado vem dando todo apoio para este setor e exemplificou o surgimento de novos empreendimentos na região o que prova ser uma política focada no bem estar da população.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Leia Também

Comentários