Ouro Preto: Idaron fiscaliza transporte irregular animal e vegetal


Agência de Defesa Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), por meio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (USAV), de Ouro Preto do Oeste, vem intensificando a fiscalização quanto ao transporte e ao trânsito irregular de animais e produtos vegetais.

A USAV vem realizando, periodicamente, barreiras em pontos estratégicos e em horários alternados visando coibir o transporte de animais sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é um documento obrigatório para movimentação de animais de uma propriedade para outra.

A equipe formada por fiscais e assistentes também combate o trânsito de produtos vegetais que, para serem transportados, necessitam da nota fiscal do produtor ou comerciante e autorização que comprove a origem e sanidade.

O engenheiro Agrônomo Jean Ramos frisou a importância desta ação realizada pela USAV de Ouro Preto do Oeste, detalhando que este controle visa manter o estado livre de doenças e evitar prejuízos ao setor produtivo rural.

Idaron realiza fiscalização de transporte de animais e vegetais

Jean alertou que a falta da GTA durante o trânsito acarretará em multa por animal no valor de 2,5 Unidades Padrão Fiscal (UPF), R$163,02, e irá gerar a autuação de quem transporta, de quem vende e de quem compra (o novo proprietário).

No caso dos produtos vegetais, o agrônomo explicou que, se durante a fiscalização o proprietário não apresentar a documentação exigida, a carga será apreendida e queimada, além de o dono do produto ser autuado em 40 UPF, cerca de R$ 2.688,40.

“Essa fiscalização, além de evitar que animais ou produtos vegetais de origem duvidosa ou contaminados com algum tipo de doença possam se proliferar ao serem transportados de um local para outro, também é uma maneira de se ter um maior controle para, caso haja algum foco de doença, o órgão fiscalizador ter conhecimento do que causou, a origem e para onde foi transportado”, detalhou Jean.

Autor / Fonte: Gazeta Central

Leia Também

Comentários