Ouro Preto: Falta de interesse público com o esporte, deixa abertura do Noturnão na penumbra


 

Por Wellington Gomes
 

A abertura do 1º Campeonato de Futebol 2015 de Campo Noturno de Ouro Preto do Oeste (NOTURNÃO) ontem (13) no Módulo Esportivo, sem duvida deixou os organizadores do evento; ("que trabalharam exaustivamente para que o campeonato acontecesse"); frustrados com a falta de comprometimento público pelo o esporte ouropretense.

Todos sabem que a iluminação em um evento noturno é primordial, mesmo assim o órgão público, que apenas ficou na incumbência de dar assistência ao evento, só foi conferir os refletores em cima da hora.

Conforme os organizadores: "Aqueles que deveriam cuidar da iluminação, só depois de estar no alto do poste, descobriram que o material que tinham em mãos, não era compatível a voltagem dos refletores, aí, não tinha mais tempo hábil para a reposição das lâmpadas, antes da abertura do campeonato".

Mesmo assim aconteceram os jogos com mais ou menos 70% da iluminação, os torcedores que estavam de um lado do campo, não reconhecia o jogador que estava no ataque do outro lado, para os próximos jogos existem a promessas de que todos estes contratempos sejam acertados.

O jogo de abertura foi entre os Selecionados da Zona Urbana, versus, Selecionados da Zona Rural, nesta disputa a Zona Urbana ganhou o jogo por 3 a 0; o segundo jogo foi entre Rondominas X Nacional da 35, ambos da chave (B), neste jogo o time de Rondominas saiu na frente batendo o Nacional da 35 por 3 a 1, conquistando os primeiros três pontos válido pelo campeonato.

Antes dos jogos foi feito um cerimonial, onde um dos organizadores e baluarte do esporte "Zé Corintiano", entregou placas "Amigos do Esporte" algumas autoridades presentes, como: Maria Araújo (Secretária Executiva Regional do Governo); Rodnei Antônio Paes (Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL) "que não compareceu ao evento", prefeito em exercício da cidade de Ouro Preto do Oeste (Alex Testoni) e uma camiseta para o Presidente do Sport Club Genus de Porto Velho (Francisco Evaldo da Silva) que também prestigiava o evento.

Não é segredo para ninguém que o esporte ouropretense anda capengando há muito tempo, em 2013 a administração atual, chegou anunciar uma ajuda de R$ 15 mil reais "mensal", para resolver de vez o problema crônico do nosso esporte, mas este fundo até o momento não passa de mais uma promessa.

Para melhor entender, click no link, e veja a reportagem feita em 20 de novembro de 2013: http://www.mandatotransparente.com/politicos/esporte-falido-de-ouro-preto-do-oeste-pode-voltar-a-ser-forte-no-estado-com-ajuda-de-verba-mensal-para-os-desportistas/.

Ainda para regulamentar esta ajuda juridicamente, foi criado uma comissão para gerenciar o fundo, veja nesta reportagem de 20 de novembro de 2013: http://www.mandatotransparente.com/politicos/criada-a-comissao-que-tera-poderes-amplos-na-administracao-dos-repasses-para-esporte/.

Mas conforme entendimento, esta comissão não seria suficiente, então, teria que se criar uma Lei regularizando as escolinhas de esportes do município para receber o fundo, a Câmara dos Vereadores (em boa fé) aprovaram com urgência a lei nº 1.906 de 10 de setembro de 2014 que dispõe: "A criação de Escolinhas de Esporte nos Bairros do Município", confira na reportagem de 16 de outubro de 2014: http://esporteenoticia.com/uma-luz-no-fim-do-tunel-aprovada-a-lei-que-regulamenta-as-escolinhas-de-esporte-mas-e-o-esporte-amador-adulto-como-fica/.

Este descaso e abandono do esporte e lazer de nossa cidade não são de agora, vem de longe e esta enraizada, em 2004 o ex-prefeito (Carlos Magno) aprovou e sancionou a Lei de nº 1059/2004 autorizando a criação do Conselho Municipal do Desporto e Lazer de Ouro Preto do Oeste, e em seguida, a Lei de nº 416/05 de 18 de Maio de 2005, que autorizava o município a dar apoio e incentivo ao esporte amador e lazer, e a criação urgente do Conselho e de um fundo municipal para o esporte e lazer. "Lei que nunca saiu do papel", veja reportagem: http://esporteenoticia.com/lei-criada-esquecida-e-engavetada-do-conselho-municipal-do-desporto-e-lazer-de-ouro-preto/.

Hoje já nem se fala sobre isso, até quando nossos governantes (municipais) vão deixar nossos desportistas para terceiro ou quarto plano e com este visível desprezo? "já ouvi político falar que esporte não dá voto", mas é provado que com o esporte socializa e tiram centenas de crianças da rua e os tornam cidadãos honrados, fora do crime.

Infelizmente Ouro Preto sempre anda na contramão, nosso município agora só tem um campo oficial que é o Módulo Esportivo, o Corpo de Bombeiros juntamente com Ministério Público interditou o campo do INCRA dando uma data para seu fechamento, mas se esqueceram de também, dar uma data para que o executivo fizesse as reformas necessárias e o devolvesse a população, "até hoje", já faz mais de um ano que não existe este campo, veja reportagem publicada em 23 de outubro de 2014: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/ouro-preto-estadio-municipal-campo-do-incra-e-interditado,79987.shtml.

Agora existe um projeto de convênio para a construção de um estádio naquele local, mas tudo conspira em mais uma promessa, veja a reportagem do dia 09 de setembro de 2015: http://correiocentral.com.br/noticias-det.php?cod=5809. Que tudo isso sirva de lição e incentivo aos nossos baluartes do esporte ouropretense, "nunca desistam, autoridades chegam e vai, o esporte fica".

Autor / Fonte: Esporteenoticia.com

Leia Também

Comentários