Ordem de serviço é assinada para construção de escolas

Ordem de servio  assinada em Ji-Paran (Foto: Marco Bernardi/G1)

Escolas serão construídas em cinco bairros
diferentes de Ji-Paraná (Foto: Marco Bernardi/G1)

Uma ordem de serviço para construção de cinco novos centros de educação infantil foi assinada nesta quinta-feira (30), no Palácio do Urupá, sede da Prefeitura de Ji-Paraná (RO), cidade a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Com as obras, que custarão aproximadamente R$ 7,7 milhões, serão abertas 1300 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade.

As escolas serão construídas nos bairros Parque Amazonas, Bosque dos Ipês, Jardim dos Migrantes, São Cristóvão e Jorge Teixeira, e atenderão alunos nos períodos matutino e vespertino, além de oferecem ensino em período integral. Segundo a secretária municipal de Educação, Leiva Custódio Pereira, a meta do município é atender todas as crianças nessa faixa etária até o fim de 2017.

"Ji-Paraná atendia cerca de 67% da demanda de alunos da educação infantil, entre 0 e 5 anos, e estamos trabalhando para atender todos as crianças dessa idade. Estudos mostram que a criança que é atendida na educação infantil tem menos possibilidade de se envolver em qualquer situação de violência", afirma Leiva.

Conforme a atendente Joice Mara do Nascimento, mãe do pequeno Gabriel de 3 anos, a escola é o ambiente fundamental para o desenvolvimento das crianças. "Uma escola ajuda na preparação da criança como cidadão e como indivíduo, pois em casa, por mais que seja um ambiente acolhedor, ela não aprende e nem desenvolve o quanto em uma escola, onde ela realiza atividades e aprende mais rápido", comenta Joice.

Após a assinatura da ordem de serviço, as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano. As empreiteiras responsáveis pelas construções terão o prazo de 300 dias para execução e entrega das escolas. O orçamento das obras são de R$ 7,7 milhões, verba do programa Proinfância, do Ministério da Educação repassado ao município.

Autor / Fonte: G1-RO

Leia Também

Comentários