Ônibus Lilás vai levar atendimento a mulheres vítimas de violência no campo; confira intinerário

Fórum define ações de combate à violência contra as mulheres no estado

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) reuniu na manhã dessa terça-feira (7), em Porto Velho, as entidades que compõem o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulheres do Campo, Floresta e das Águas para definir a agenda de 2017 da unidade móvel denominada Ônibus Lilás.

Os ônibus lilás são adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Campo, Floresta e Águas, com itinerário deliberado pelo Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, porém a administração é feita pela própria Seas. Os serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades também têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre as Leis Maria da Penha e do Feminicídio e suas aplicações.

“O ônibus não pode ficar parado. Ele veio para circular nos municípios, nas comunidades e expandir direitos. É fruto de um compromisso e investimento do governo federal que nós vamos honrar, fazendo com que funcione, acolha as mulheres e preste serviço de qualidade, cujo combustível é o respeito pelas mulheres”, disse a gerente de Politicas Públicas para Mulheres, Ana Paula Lemos.

A intenção é desencadear rapidamente a implementação do programa e o funcionamento dos serviços na unidade móvel, plano de ação e itinerário do ônibus lilás, que vai levar mais longe informações e orientações sobre os direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e as ações de enfrentamento da violência contra as mulheres.

A titular da Seas, Hérika Fontenele, julga de extrema importância à participação de todas as entidades e órgãos não só nas reuniões convocadas, mas principalmente nas ações, para que seja possível contribuir na execução das atividades e, posteriormente, na análise e avaliação da situação das comunidades visitadas e das ações realizadas.

Hérika explicou ainda que as datas podem sofrer alterações, até mesmo algum município pode ser cancelado ou remanejado, dependendo das tratativas.

 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO PARA 2017 NO LINK A SEGUIR: http://www.rondonia.ro.gov.br/2017/02/155002/


Foto: Carla Cristina

Autor / Fonte: �Leandro Morais/Secom

Leia Também

Comentários