Michael Zehaf-Bibeau, o homem de 32 anos identificado pelas autoridades canadenses como o autor do ataque ao Parlamento, tinha antecedentes criminais desde 2001, segundo vários registros judiciais citados pelo jornal local “The Star”. Desde então, ele cometeu pelo menos 11 crimes, entre eles roubo e posse de armas. De acordo com o depoimento de um amigo, o atirador, que se convertera ao Islã, planejava uma viagem ao Oriente Médio. Bibeau morreu na quarta-feira durante uma troca de tiros com a polícia dentro do Parlamento. Antes de invadir o prédio e provocar pânico entre os parlamentares, ele matou o cabo do Exército, Nathan Cirillo, no Memorial de Guerra do Canadá, que fica ao lado.

 

Fontes da rede NBC disseram que Bibeau se chamava Michael Joseph Hall e mudou de nome após se converter ao Islã há cerca de dez anos. Ele foi considerado um passageiro de alto risco pelo governo canadense e teve seu passaporte confiscado meses atrás. Autoridades temiam que ele viajasse para o exterior para se envolver em atividades criminosas.

 

Nascido em Quebec, Bibeau viveu um tempo na Líbia antes de se mudar para o Oeste do Canadá, onde trabalhou com mineração, de acordo com seu amigo Dave Bathurst, citado pelo jornal “The Globe and Mail”.

 

Bathurst explica que conheceu Bibeau há três anos em uma mesquita em Burnaby, uma cidade na área metropolitana de Vancouver, e recorda que o seu amigo não mostrava sinais de violência ou posições extremistas, mas, algumas vezes, aparentava ter um “lado inquietante”.

 

— Estávamos conversando na cozinha e não me lembro exatamente como ele disse, mas era algo como o diabo estava atrás dele — relatou Bathurst, que ouviu várias vezes Bibeau comentar sobre a presença de Shaytan (o termo árabe para se referir ao diabo) em todo o mundo.

 

Bathurst disse que viu o amigo pela última vez em uma mesquita na área de Vancouver, há cerca de seis semanas, e que Bibeau contou que planejava uma viagem para o Oriente Médio. Seu endereço mais recente era Vancouver, onde foi preso por consumo de drogas.

 

 

www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/o-diabo-estava-atr%c3%a1s-de-mim-diz-atirador-do-canad%c3%a1-a-amigo/ar-BBaJgBC