Número de cirurgias cresce mais de 50% no hospital de Extrema

 


Cirurgias cresceram mais de 50% em um ano

 

Cresceu 51,28% o número de cirurgias de média e alta complexidade no Hospital Regional de Extrema, divisa com o Acre. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) em amplo relatório entregue pela Direção Geral da unidade de saúde à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

 

De acordo com o levantamento feito pelo setor de estatísticas do hospital, de janeiro a dezembro de 2013, foram realizadas 362 intervenções cirúrgicas. Neste ano, o número saltou para 531, com maior demanda registrada em novembro, com 63 cirurgias.

 

Deste total, 310 procedimentos foram feitos em moradores da Ponta do Abunã – Extrema, Abunã e Nova Califórnia. Em seguida aparecem cidades do Estado Acre, num total de 149 cirurgias. Dos municípios do Acre atendidos pela unidade hospitalar de Extrema, a cidade de Plácido de Castro lidera o ranking. O número de atendimento saltou de 1 em 2013, para 35 neste ano. Um aumento de 3400%.

 

De acordo com Antonio Medeiros, diretor-geral do Hospital Regional de Extrema, o crescimento da demanda está ligada diretamente à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo governo de Rondônia, através da Sesau.

Pacientes do Acre também são atendidos em Extrema

Pacientes do Acre também são atendidos em Extrema

 

Com os investimentos feitos pelo Estado, a unidade ganhou moderna estrutura que vem permitindo a ampliação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, o regional de Extrema faz parte do programa de descentralização do atendimento iniciado pelo governo de Rondônia.

 

A meta, explica o secretário, é oferecer o maior volume de serviços possíveis aos pacientes da região para evitar o colapso do atendimento em unidades de Porto Velho.

ESTRUTURA


Uma recente avaliação do Conselho Regional de Medicina confirma o avanço na unidade de saúde. Na inspeção, foram destacadas, de forma positiva, parte física e administrativa: recepção com cadeiras apropriadas para espera, área para registro de pacientes, sala de atendimento médico, instalações sanitárias adequadas e adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, sala de emergência bem equipada, enfermaria masculina com sete leitos, enfermaria feminina com oito leitos, além de equipamentos modernos, e medicamentos em estoque.

 

EQUIPAMENTOS


O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), entregou neste ano, lotes de equipamentos hospitalares para unidades de saúde de 47 municípios. Na Capital, um lote contendo armários, balanças ergométricas, mesas ginecológicas, mesas para exames, bisturis elétricos, aparelho de raio-X odontológico, suportes para soro e centrais de ar-condicionado, foi entregue.

Ambulância remove pacientes para a unidade

Ambulância remove pacientes para a unidade

 

A medida faz parte do programa estadual de ajuda para reestruturação e melhoria do atendimento básico – baixa complexidade -, oferecido pelos municípios, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), os antigos postos de saúde, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de policlínicas.

 


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia

Autor / Fonte: Decom-RO

Leia Também

Comentários