Novo sistema de fumacê é apresentado à Semusa

   Uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou da apresentação de um novo sistema que pode ser usado no combate à dengue, malária, febre amarela e demais doenças transmitidas por mosquitos, é caracterizado como uma espécie de fumacê integrado ao sistema de escapamento de uma motocicleta. O dispositivo é desenvolvido por uma empresa carioca.


 
    Segundo Marcelo Machado, representante da empresa, o sistema pode facilitar o trabalho dos agentes comunitários de endemias, pois tem acesso facilitado a áreas mais estreitas, onde as tradicionais caminhonetes não podem entrar. Além disso, os benefícios vão desde o custo de manutenção barata, emissão reduzida de poluentes e economia de 96% no uso de combustível em relação aos carros fumacê, pois o sistema possibilita o uso da energia do próprio motor da motocicleta para pulverizar o inseticida.


 
    O novo método já foi implementado em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e recentemente obteve um excelente resultado na cidade de Cariacica, Espírito Santo, onde ajudou a reduzir o número de casos de dengue em 90% de 2013 a 2014.


 
    O assessor técnico da Semusa Marcos Rezende de Castro, que assistiu a demonstração, afirmou que a ferramenta é interessante para fortalecer o trabalho que as equipes de endemias realizam diariamente no município e pode de fato ajudar a diminuir ainda mais os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. A demanda segue para análise técnica onde serão avaliados a viabilidade e alinhamento com as normas que o Ministério da Saúde preconiza.

Autor / Fonte: Collien Rodrigo

Leia Também

Comentários