Município de Jaru recebe duas ambulâncias

 

A prefeitura de Jaru recebeu nesta segunda-feira (01) duas ambulâncias para atender a demanda de pacientes que utilizam a rede pública de saúde, ambas foram adquiridas com contrapartida do município.  Uma do tipo B, orçada em 124 mil reais é proveniente de emenda parlamentar da câmara de vereadores e será utilizada para a remoção simples de pacientes.

 


E outra tipo UTI Móvel oriunda de emenda parlamentar do senador Acir Gurgacz e custou cerca de 160 mil reais e irá atender pacientes em estado grave que necessitarem de transferência para outro município acompanhado de médico e enfermeiro.
A prefeita Professora Sonia comemora a conquista e lembra que iniciou o mandato com um hospital fechado, sem ambulâncias e as que estavam à disposição eram sucatas abandonadas em municípios vizinhos.

 


Segundo a secretária de saúde, Emanoela Sousa, outras três ambulâncias devem chegar nos próximos dias, “Aos poucos o nosso sonho de humanizar a saúde vai se transformando em realidade”, destacou.

 


Avanços na Saúde de Jaru

 


Em pouco mais de um ano de mandato a atual gestão está restaurando a saúde do município, embora disponha de poucos recursos.Nesse período implantou e organizou o laboratório no Hospital Municipal e em Tarilândia, elaborou projeto que garantiu a reforma e ampliação de nove Unidades Básicas de Saúde na sede do município e nos distritos de Tarilândia, Bom Jesus e Jaru Uaru. “As obras estão em fase de finalização, depois de concluídas as UBS irão oferecer mais conforto e comodidade aos pacientes”, ressaltou a chefe do executivo.

 


Realizou o concurso público para a recomposição do quadro de servidores que estava defasado, haja vista que há doze anos o processo de seleção para contratação de profissionais não se dava por meio de concurso. “Estamos honrando o nosso compromisso diante do povo Jaruense que acreditou e continua acreditando na transformação de um município que ao longo de 12 anos foi sucateado”, destacou.

 


Buscou a implantação da Farmácia Popular, que será construída a partir do mês de outubro e em breve estará funcionando, com medicamentos de uso continuo sendo comercializado a preço de custo.
O executivo assegurou 400 mil reais para a construção de um novo prédio, para abrigar o Centro de Atenção Psicossocial –

 

CAPS, o processo licitatório está sendo finalizado e a ordem de serviço deve ser assinada ainda em 2014.
Uma ação conjunta da prefeitura de Jaru, Governo do Estado de Rondônia e da Deputada Carmen Gon, garantiu que os pacientes da regional de Saúde Ji-Paraná possam realizar exames ecocardiograma, para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, os atendimentos iniciam já na próxima quarta-feira (03) na Clinica da Mulher em Jaru.

 


Em parceria com a Organização Não Governamental Abraço implantou no Hospital Municipal uma sala de Teste Rápido, para o diagnóstico de doenças como HIV, Sífilis, Hepatite A e B.

 

“Essas são as primeiras de uma remessa de ações que o executivo está desenvolvendo para reestruturar o município na área da saúde”, finalizou Sonia.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários