Município adere ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

 A Prefeitura de Porto Velho já concluiu a implantação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) nas unidades de saúde da área urbana da cidade e a partir da próxima segunda-feira (29), o novo sistema começa a ser implantado nas unidades dos distritos. Ao todo são 22 postos de saúde na área urbana e mais 14 nos distritos.

Criado pelo governo federal, o SI-PNI possibilita uma avaliação do risco de surtos ou epidemias, a partir do registro do quantitativo populacional vacinado, agregado por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Permite também o controle do estoque necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

“O sistema funciona também como se fosse um cartão de vacina digital onde ficam registradas todas as informações referentes ao cidadão como, por exemplo, quantas vacinas já tomou. E o mais importante é que acaba com o problema da perda do cartão de vacinação, pois se perder tem como recuperar essas informações pelo sistema”, explicou Elizeth Gomes, coordenadora do programa.

A atualização do cadastro está sendo feito tendo como referência janeiro deste ano e aos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que operarão o novo sistema estão na fase de conclusão de um curso de capacitação. Após o treinamento eles passarão a trabalhar com o sistema que passará a ficar disponível aos usuários da rede de saúde do município que estivessem cadastrados.

Autor / Fonte: Comdecom

Comentários

Leia Também