MPRO sensibiliza população sobre riscos de queimadas urbanas

O Ministério Público de Rondônia, preocupado com os prejuízos causados ao ambiente e à saúde da população, decorrentes de queimadas urbanas, por meio das Promotorias de Justiça de Cacoal e Costa Marques, se reuniu com as comunidades dos respectivos municípios para promover ações de conscientização sobre o problema, uma prática ainda recorrente em Rondônia.
 

Na última quarta-feira (20), a Promotoria de Justiça de Costa Marques realizou mais uma ação do projeto “Todos no Combate às Queimadas Urbanas”, com divulgação da iniciativa junto aos servidores da Câmara Municipal. O objetivo foi apresentar a ideia, solicitando a participação de mais colaboradores, bem como apoio na divulgação dos trabalhos.


 
Na oportunidade, foi apresentado aos vereadores  Clebson Gonçalves e Cleiton Añez, Presidente da Casa, um modelo de lei específica para o combate às queimadas, visando a apreciação em Plenário para aprovação dos parlamentares.


 
Ainda na quarta-feira, os organizadores do projeto fizeram panfletagem nas casas do setor 3 da cidade. Outras ações, como palestras nas escolas, estão previstas para ocorrer nos próximos meses.


 
Cacoal
 
Também na última quarta, a Promotoria de Justiça de Cacoal realizou a II Audiência Pública sobre queimadas urbanas naquele Município. Com um público estimado em 200 pessoas, o evento realizado no auditório da Unesc, integrou o projeto 'Todos no Combate às Queimadas Urbanas! Adote essa ideia, seja parceiro'!


 
Sob a coordenação da Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, o projeto conta com o apoio da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e sociedade civil organizada, além da Brigada Contra Queimadas Urbanas.


 
Durante a audiência, a Promotora de Justiça falou da importância da preservação do meio ambiente e da necessidade de garantia da qualidade de vida e  saúde dos moradores de Cacoal.
 


Na ocasião, Valéria Giumelli destacou a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre órgãos envolvidos no trabalho de educação ambiental, combate e prevenção à prática de queima no Município. “Esse trabalho demonstra a preocupação em realizar uma ação preventiva e não somente repressiva, sempre no intuito de melhorar a qualidade do ar que respiramos, principalmente nessa época de ar seco e propenso a doenças respiratórias”, afirmou.


 
Palestras
 
A programação da audiência compreendeu a ministração das palestras 'Queimadas Urbanas e os Malefícios à Saúde Humana', ministrada pelo policial rodoviário federal, Edson Silva; 'Queimadas Urbanas', proferida pelo  Comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, Tenente Yuri Frota; 'Ações da Semma', pelo biólogo Arthur Pacheco; 'Queimadas Rurais e Meio Ambiente',  pelos servidores da Sedam, Divino Germano e Nilton Gomes; além do estudo de caso sobre queimadas urbanas em Cacoal no período de 2011 a 2013, apresentado pela bacharel em Direito Marilda Slhorst.

Autor / Fonte: MP-RO

Leia Também

Comentários