MP de Rondônia reforça atuação com posse de novos Promotores de Justiça

O Ministério Público de Rondônia reforça sua atuação institucional com a chegada de 10 novos Promotores de Justiça Substitutos, aprovados no XXI Concurso para Ingresso na Carreira, os quais tomaram posse em sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia, na tarde da quinta-feira, 20 de novembro, sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, no auditório do edifício-sede da Instituição, em Porto Velho. Durante a solenidade, foi realizado também o vitaliciamento dos Promotores de Justiça aprovados no XX Concurso de Ingresso na Carreira.

 

O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, presidente do Conselho Superior do MPRO, saudou os novos Promotores de Justiça Substitutos e os Promotores de Justiça vitaliciados, ressaltando que eles reforçam a expectativa de que o Ministério Público de Rondônia terá sempre “uma espécie de transfusão de sangue novo”, com o qual a Instituição se fortalece e renova diariamente as esperanças de uma atuação cada vez mais efetiva e próxima da consagração dos valores caros à Nação brasileira, em especial de nosso Estado.

 

“Estejam prontos, porém, jovens Promotores de Justiça, para o enfrentamento dos desafios que surgirão, seja na defesa contundente dos mais sagrados direitos da sociedade, seja na construção de um Ministério Público humanitário, sensível, corajoso, forte e coeso”, enfatizou Héverton Aguiar.


Tomaram posse os Promotores de Justiça Substitutos Bruno Cesar Singulani França, Dinalva Souza de Oliveira, Fernando Kendi Ishikavava, Igor Clóvis Silva Miranda, Jair Antônio Silva de Lima, Matheus Kuhn Gonçalves, Rhyzeane Ataíde Cavalcanti de Morais, Sabrina Andrade Galdino, Samuel Sales Fonteneles e Thinneke Hernalsteens. Entre os vitaliciados estão os Promotores de Justiça Maira de Castro Coura Campanha, Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio e Victor Ramalho Monfredinho.
Em nome dos empossados, o Promotor de Justiça Substituto Samuel Sales Fonteneles lembrou que ser Promotor de Justiça é um sacerdócio e, como o próprio nome revela, é alguém incumbido de promover a Justiça. “Percebam que não se trata de um promotor de acusação, mas de um Promotor de Justiça. O mesmo Promotor de Justiça que trabalha para prender um criminoso também fiscaliza o cumprimento humanitário da pena que lhe é imposta”.


Os novos Promotores de Justiça e os vitaliciados foram saudados também pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira, falando em nome do Conselho Superior do MPRO, que ressaltou a expectativa que a sociedade deposita neles. “Devemos ter sempre em mente que a partir de cada ação, de cada documento firmado, de cada pedido, iniciativa ou decisão, poderemos estar causando mudanças na vida de alguém ou de muitos, e é por isso que devemos agir com o coração aberto, com vigor, com destemor, como Promotores de Justiça.


Também saudaram os novos Promotores de Justiça e os Vitaliciados a presidente da Associação do Ministério Público do Estado de Rondônia (AMPRO), Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, os quais parabenizaram os recém-empossados e vitaliciados, enfatizando a responsabilidade do cargo que os impõe a defesa da ordem democrática e a defesa dos direitos de todos os cidadãos, como determina a Constituição Federal.


Diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de civis e militares e familiares dos empossados, estiveram presentes à posse. Os novos Promotores de Justiça Substitutos iniciam nesta sexta-feira, 21 de novembro, um curso de adaptação, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRO), antes de iniciarem suas atividades nas Promotorias de Justiça.



Ascom MPRO

Autor / Fonte: MP-RO

Leia Também

Comentários