Saturno e Júpiter são dois planetas que estão visíveis a olho nu em maio. Saturno, a olho nu, é uma mancha amarelada. Com um binóculo adequado para a observação astronômica você já consegue ver as quatro principais luas de Júpiter: Europa, Io, Calisto e Ganímedes.

 

© Fornecido por Climatempo

Você tem um telescópio ? Se sim, mesmo que não seja um aparelho muito potente, aproveite as noites com poucas nuvens desde fim de semana, em grande parte do Brasil, para ver Saturno e seus anéis.

 

Mas a noite desta sexta-feira, 22 de maio, e madrugada de sábado, dia 23, serão especiais. Saturno estará soberano durante 12 horas, entre 18 horas do dia 22 e 6 horas da manhã do dia 23 de maio. Este é o maior número de horas de visibilidade consecutiva de Saturno. Por causa deste longo período de exposição será possível acompanhar a mudança de posição das faixas de anéis. Isto só será possível entre esta sexta-feira, 22, e o sábado, 23, porque Saturno estará no que os astrônomos chamam de “oposição”.

 

No vídeo, o professor marcos Calil explica o que é a “oposição” e porque esta condição é tão especial para ver os anéis de Saturno.

 

 

www.msn.com/pt-br/noticias/clima/movimento-do-an%c3%a9is-de-saturno-%c3%a9-vis%c3%advel-nesta-noite/ar-BBk6hDC