Móveis desenhados na Itália e fabricados em Rondônia

Carlo Acierno veio da Itália há 10 anos e trabalhou no banco Votorantim. Mas em 2010 decidiu que iria manter a tradição da família na Sicília e entrar no ramo de móveis por aqui. Nomes como Lazzarini Pickering, Teresa La Rocca, Fabio Lombardo, Gianfranco Mangiarotti, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura estavam associados a Acierno na Europa. Só que o moço percebeu que não daria só para ficar no varejo. Para ter garantias do uso de uma matéria-prima realmente sustentável, teria de atuar “direto da fonte”. Assim, estudou o ciclo da madeira e abriu sua própria marcenaria, em Ariquemes, em Rondônia. As peças são desenhadas por designers italianos e produzidas aqui para chegar ao consumidor com preços “entre a Teodoro Sampaio e a Gabriel Monteiro da
Silva.”



Um dos exemplos do que era produzido na Itália e agora segue sendo feito aqui é o Dormusa, de Claudio Lazzarini e Carl Pickering, criado em 1992. "É um sistema de elementos dinâmicos que funcionam individualmente ou interagem em conjunto, criando múltiplas configurações e possibilidades funcionais." Traduzindo: um conjunto com cama, mesas, sofá, escrivaninha.

Para ambientar o mobiliário, ele acaba de abrir em Pinheiros, São Paulo, a loja Acierno que vende também utilidades domésticas, joias, bolsas, e até vinhos sicilianos da Donnafugata, chocolates da Antica Dolceria Bonajuto e massas da Gerardo di Nola. Ah, o lugar abriga ainda uma galeria de arte. Dá para vestir a casa toda e fazer o jantar para os amigos.

Autor / Fonte: Blue Chip, por.: Angela Klinke / Valor Online

Leia Também

Comentários