Maurão e Lazinho se reúnem com representantes das Escolas Família Agrícola

 
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), e o deputado Lazinho da Fetagro (PT) se reuniram na tarde desta quarta-feira com representantes das seis Escolas Família Agrícola (EFA) existentes em Rondônia. Eles pediram apoio para receber, através do governo do Estado, recursos federais repassados através do Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


 
Durante a reunião, Maurão de Carvalho telefonou para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gaviolli, explicando a situação. Ela afirmou que tem todo o interesse em resolver a questão e pediu o apoio da Assembleia Legislativa para a aprovação de uma lei autorizando o repasse.


 
A secretária disse ao deputado que estava consultando a assessoria jurídica da Seduc sobre os repasses. Ficou marcada uma reunião para o próximo dia primeiro, entre a secretária, Maurão, Lazinho da Fetagro e os representantes das EFA, para discutir o assunto. O presidente da Assembleia afirmou que pode ser aprovada uma lei para resolver a situação.


 
Durante a reunião com Maurão e Lazinho da Fetagro, o presidente da Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (Aefaro), Erli Santos Lima, mais conhecido como Gadelo, explicou que as instituições passam por dificuldades, enquanto os recursos repassados pela União ficam travados no governo do Estado.


 
Ele explicou que, se a Seduc repassar os recursos para a seis escolas existentes no Estado, as instituições terão direito a R$ 340,00 por mês para cada aluno. Gadelo disse que em relação aos anos de 2013 e 2014, ainda há R$ 5 milhões a serem repassados.


 
As EFA estão instaladas em Cacoal, Ji-Paraná, Novo Horizonte, São Francisco, Jaru e Vale do Paraíso e está em construção uma em Cerejeiras. Ao todo são 750 alunos atendidos.
 
 
Foto: José Hilde

Autor / Fonte: ALE/RO - DECOM - [Nilton Salina

Leia Também

Comentários