Mais uma cirurgia de captação de órgãos é feita no Hospital Regional de Cacoal

Em 23 novembro de 2013, o Hospital Regional de Cacoal se tornou o primeiro hospital da rede pública de saúde do interior de Rondônia a realizar uma cirurgia de captação de órgãos. Onze meses depois, o HRC se iguala a capital do estado, Porto Velho, com a realização da quinta cirurgia de captação de órgãos, realizada nesta sexta feira, 24 de outubro.

Após o diagnóstico de morte encefálica feito pela médica neurologista Luiza Silva, parentes autorizaram a captação dos rins da doadora, uma senhora de 68 anos, vítima de um derrame. O procedimento foi realizado por uma equipe de Porto Velho, credenciada pelo Ministério da Saúde, com o auxílio de profissionais do Hospital Regional de Cacoal. Sob a coordenação do Dr. Alber Pessoa de Figueiredo, com o auxilio do Dr. Andrea Castagnaro e de dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e um fisioterapeuta, a cirurgia teve aproximadamente 3 horas e meia de duração.

A doação dos rins da paciente respeita uma série de critérios de uma fila de espera nacional, sendo que a regionalidade é um desses critérios. Conforme explicou o médico, se em Rondônia ou estados vizinhos, houver algum paciente compatível, possivelmente este paciente receberá um dos órgãos. De acordo com o médico Alber Pessoa, os transplantes devem ser realizados em até, no máximo, 36 horas após a captação.

O médico informou ainda que equipes do Hospital Regional de Cacoal estão sendo treinadas para a realização de cirurgias de captação de órgãos. Como é o caso do médico Andrea Castagnaro que o auxiliou nesta cirurgia e já participou de treinamentos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo dos treinamentos é tornar a equipe do HRC apta para a realização de cirurgias de captação de órgãos, fazendo com que não haja mais a necessidade de equipes de Porto Velho se deslocarem para o interior.

Na oportunidade, a equipe do HRC foi bastante elogiada pelo Dr. Alber e pela equipe de Porto Velho que vieram à Cacoal para realizar a cirurgia. “Queremos parabenizar o esforço da equipe do Cihdott (Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) de Cacoal, equipe da UTI, a neurologista, o Dr. Castagnaro e o pessoal do Centro Cirúrgico pela colaboração e todo o apoio que nos deram. Este é um trabalho de equipe e sem eles não teríamos conseguido. Todos trabalharam muito bem”, parabenizou o médico.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários