Luiz Cláudio quer anistia para produtores prejudicados pelas enchentes

O deputado estadual Luiz Cláudio (PR) solicitou oficialmente na Assembleia legislativa, à Presidência do Banco da Amazônia, em caráter de urgência, que os produtores rurais afetados pelas alagações provocadas pelas enchentes do rio Madeira sejam anistiados dos débitos constituídos através de financiamentos adquiridos junto à instituição financeira, bem como, no pós-enchente, refinanciá-los para que possam recuperar sua produção agropecuária. A indicação parlamentar foi encaminhada também à superintendência em Rondônia.


De acordo com Luiz Cláudio os prejuízos provocados aos produtores rurais são incalculáveis. “Há tempos não se presenciava uma enchente do rio Madeira com tanta violência de suas águas, desalojando e desabrigando de seu convívio com populações ribeirinhas, já tendo ultrapassado o último registro de enchente com grandes consequência, em 1997, quando o rio chegou à marca de 17,52 metros chegando atualmente aos 19,60 metros”, afirmou.


O deputado salientou que áreas recentemente cultivadas e em produção foram completamente destruídas. “Milhares de animais domésticos entre bovinos, suínos, ovinos e aves pereceram, além de perderem os peixes criados em tanques escavados”, destacou.


Informou ainda, que segundo relatório situacional realizado pela Emater, Secretarias Municipais de Agropecuária e Sindicatos de Trabalhadores Rurais, até o dia 7 de março, apontou que mais de cinco mil propriedades rurais foram afetadas com mais de 15 mil pessoas atingidas diretamente, principalmente na região que compreende os municípios de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim. “Esses números hoje devem ser ainda mais elevados e nada mais justo o Banco da Amazônia conceder a anistia aos produtores vitimados que foram financiados por essa instituição financeira”, concluiu.

Autor / Fonte: Liliane Oliveira

Leia Também

Comentários