Justiça destina avião apreendido para bombeiros realizarem salvamentos em Rondônia

or determinação da Justiça, o Grupo de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros recebeu um avião monomotor Cessna 210 K Centurion para as ações de busca e transporte de doentes em Rondônia. A entrega foi realizada a representantes do Poder Executivo e autoridades estaduais no início desta semana, no Hangar do governo, em Porto Velho.

A aeronave foi apreendida em processo judicial como objeto utilizado na prática de crime de tóxicos, e foi destinada ao GOA em um procedimento denominado "perdimento", conduzido pelo juiz de Direito Glodner Luiz Pauletto, da Vara de Delitos de Tóxicos da comarca de Porto Velho.

Segundo o GOA, a aeronave é considerada a mais recomendada para as peculiaridades da região amazônica. O monomotor Cessna 210 K Centurion tem autonomia de cinco horas e é considerado versátil, porque pousa em pistas precárias. O avião atenderá grande necessidade de deslocamentos em regiões isoladas pela cheia dos rios da região.

Segundo o governo do Estado, o atendimento a doentes obrigava a contratação de serviços de UTI no ar, que custa de R$ 30 a R$ 50 mil por viagem, dependendo do destino. Por isso o avião representa economia de recursos para o Estado. O Cessna está avaliado em cerca 650 mil reais.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Rondônia, o avião já tem a primeira missão definida, que é levar alimentos, medicamentos e doentes para Guajará-Mirim.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários