Publicada em 22/04/2013 - 11h16min   /  Autor:  Viva Porto Velho
Jubileu do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia

Na noite de gala, será lançada a obra 50 Anos nos trilhos da ética

 
Sede atual do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, na Av. dos Imigrantes, local onde acontecerão os eventos comemorativos do cinquentenário


 
    Na próxima terça-feira 23, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) dá início as comemorações de seu cinquentenário de existência. O órgão foi instalado em Rondônia no dia 27 de abril de 1963, e teve com sua primeira diretoria os médicos pioneiros Hamilton Raulino Gondim, Rhafael Lopes Vaz e Silva e José Cerqueira Cotrim. O primeiro presidente foi o médico Hamilton Raulino Gondim, CRM 01, face ao seu empenho em trazer para esta região o referido conselho.


    Na noite de gala, será lançada a obra 50 Anos nos trilhos da ética – História do Cremero e dos primórdios da medicina em Rondônia, editado pelo médico, jornalista e escritor Viriato Moura, que é membro da Academia de Letras de Rondônia e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Na ocasião, também será inaugurado o Memorial Iconográfico do Cremero, uma exposição, que será permanente, com 40 fotos que contam a história do órgão. O projeto do memorial, a pedido da presidente do Cremero, Maria do Carmo Demasi  Wanssa,  foi realizado também pelo medico citado, que é artista visual.


    Segundo Viriato Moura, que pesquisa a história da medicina no estado há cerca de 30 anos, a obra foi editada em padrão de luxo, contém 190 páginas e 300 ilustrações, e teve total apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), que patrocinou sua edição. O livro relata a presença médica nesta região desde 1907, quando aqui chegaram os primeiros médicos para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 


    Ao ter a ideia de publicar um livro com tamanha relevância, a atual diretoria do Cremero, com apoio pessoal do conselheiro representante de Rondônia no CFM, seu atual 1º tesoureito, José Hiran da Silva Gallo, entrará para a história como aquela que registrou para doravante a história dos médicos pioneiros desta região, e a do próprio conselho.


    A presidente Maria do Carmo está acompanhando de perto toda a organização da semana do jubileu, que envolve além dos eventos citados, um fórum científico com a presença de autoridades nos assuntos a serem debatidos, inclusive do presidente do CFM, o Dr. Roberto D’Avila. 


Programação Cremero
Terça-feira, dia 23/04
20h – Cerimônia dos 50 anos do Cremero e lançamento do livro 
21h – Inauguração do Memorial Iconográfico Jubileu do Cremero
21h15 – Mesa de autógrafos / Coquetel.


 
Quarta-feira, dia 24/04
Fórum de Direito Médico e Judicialização da Saúde
Local: Auditório do Cremero
8h30 - Abertura  - Dr. Roberto D´Ávila
                            - Dra. Maria do Carmo
9h - Palestra - Dr. Roberto D´Ávila
Tema: Responsabilidade Médica na visão CFM
10h - Responsabilidade Médica junto ao Código de Defesa do Consumidor e ao Código Civil
 - Drª. Sandra Franco
 - Dr. Carlos Vital
11h - Debate
11h30 às 14h - Almoço
14h - Palestra - Dr. Alejandro Bullón
Sigilo Médico e Fornecimento de Informações
 
15h - Consentimento livre e esclarecido e Testamento Vital – Limites da Autonomia do Paciente e da Exclusão de Ilicitude
 
- Dr. Diaúlas Ribeiro
16h - Debate
17h – Encerramento

COMENTÁRIOS

Nenhum Comentário Publicado. CLIQUE AQUI E SEJA O PRIMEIRO!

Postar comentários sobre esta matéria no FACEBOOK

Rua Getúlio Vargas, 2086 - Sala F
São Cristovão / Porto Velho - RO
Fone: 69 3229-0169 / 8439-0794
rondoniadinamica@gmail.com
© Copyright 2013 RONDÔNIA DINÂMICA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA