Jornalista Maria Júlia Coutinho assume que chorou ao ser vítima de racismo na web

Famosidades

 

Novo sucesso do jornalismo da TV Globo, Maria Júlia Coutinho ganhou a capa de uma famosa revista feminina no mês de dezembro. Fato raro entre profissionais da área da emissora carioca. A "Moça do Tempo" do "Jornal Nacional" fez um ensaio para a revista "Claudia", revelou que chorou ao ser vítima de racismo nas redes sociais, em julho, e ficou muito preocupada ao pensar em como sua mãe iria reagir aos insultos.

 

 

 

“Ela se abalou, ficou mal. E eu fechei a porta do quarto e chorei abraçada com o meu marido. Um choro por me sentir também acariciada por milhares de pessoas que se solidarizaram. Muita gente imaginou que eu estaria chorando pelos corredores [...]. Eu já lido com essa questão do preconceito desde que me entendo por gente. [...] Fico muito indignada, mas não esmoreço, não perco o ânimo. [...] A militância que faço é o meu trabalho, com carinho, dedicação e competência”, afirmou.

 

Como disse ao "JN" na época, ela já estava acostumada a sentir na pele o preconceito. A primeira vez em que foi destratada por sua cor de pele foi na escola, ainda na infância.

 

“Uma garota me encarou para dizer: ‘Você tem tudo preto na vida. Seu cabelo, seu carro, sua casa’. E, olhando para outras crianças, determinou: ‘Não brinquem com ela, porque tudo nela é preto’”, lembrou.

 

Durante anos, a jornalista teve cabelo alisado para tentar ser "aceita" pela sociedade. "Esquentava no fogão um pente de metal e alisava o cabelo. Fora dos pequenos círculos, era difícil assumir a identidade. Precisa coragem para usar o crespo, símbolo de estar à margem”, avaliou.

 

Tudo mudou após a musa avistar uma edição da revista "Raça", na década de 90, com uma negra linda, com tranças afro, em uma banca de jornal. "Falei: ‘Eu quero isso’. Funcionou como uma permissão para ser eu mesma.”

 

http://www.msn.com/pt-br/tv/noticias/maju-assume-que-chorou-ao-ser-v%c3%adtima-de-racismo-na-web-e-avisa-minha-milit%c3%a2ncia-%c3%a9-o-trabalho/ar-AAfTT1X?li=AA9QVY

 

 

Autor / Fonte: Famosidades

Leia Também

Comentários