Ji-Paraná: Prefeitura presta contas e apresenta números positivos

 

Nesta sexta-feira (20), no período da manhã, a Prefeitura de Ji-Paraná prestou contas à população a respeito da gestão dos recursos financeiros sob sua responsabilidade, durante os últimos quatro meses de 2014. As informações foram divulgadas numa audiência pública realizada na Câmara Municipal de Ji-Paraná e organizada pela Controladoria Geral do Município. O evento foi aberto pelo Secretário de Governo, Ari Saraiva, que em nome do prefeito Jesualdo Pires, apresentou um retrospecto das muitas e recentes ações do executivo por toda a cidade.


O primeiro expositor do dia foi o Controlador Geral do Município, Elias Caetano da Silva, que se encarregou de dar uma boa notícia aos presentes: o município de Ji-Paraná soube fazer a “lição de casa” quanto as suas obrigatoriedades, como os gastos com Educação, que ficaram acima em 26,24%, percentual acima do previsto em lei, que é de 25%. Também na Saúde a Prefeitura cumpriu as exigências legais com folga, ao investir 20,95% da arrecadação, bem acima dos 15% obrigatórios. Com relação à despesa com pessoal, o bom planejamento também produziu bons resultados: foram investidos neste setor cerca de 46% do orçamento, abaixo portanto do teto máximo que é de 51,3%.


Na sequência o secretário Municipal da Saúde, Renato Antonio Fuverk, também mostrou os expressivos números de sua pasta, entre eles as 47 mil consultas realizadas nos hospitais e UBSs da cidade. “Superamos bastante a meta prevista pelo Ministério da Saúde ao realizar no último quadrimestre 348 partos normais e 296 cesarianas”, enfatizou. Ele informou também que, neste período, somente os Agentes Municipais de Saúde fizeram 73 mil visitas domiciliares e que 48 mil pessoas foram atendidas na Farmácia Popular. A criação da Ouvidoria da Semusa, a ampliação do atendimento odontológico também foram destaques da fala do secretário, bem como as ações nos programas de DST/Aids, na Vigilância Epidemiológica, no Controle de Zoonose, na Vigilância Sanitária e na UBS especializada Adolpho Rohl.

 

Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), falou o pedagogo Rogério Crivelaro. Ele destacou que nos últimos quatro meses de 2014 a equipe da Semas realizou quase três mil atendimentos relativos ao Cadastro Único, com o qual é possível o acesso aos programas sociais do governo. Ele também discorreu sobre o aplicação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sobre outros procedimentos como o atendimento a dependentes químicos, as visitas domiciliares, o atendimento a idosos e vários outros.



A secretária Leiva Custódio Pereira, titular da Secretaria Municipal de Educação, apresentou dados sobre a coordenação dos programas destinados à administração escolar das 27 escolas mantidas atualmente pelo município de Ji-Paraná, na zona urbana e rural, nas quais estudaram no último quadrimestre de 2014, quase 7 mil alunos. Ela também discorreu sobre os números produzidos pelas áreas de alimentação e transporte escolar, sobre a formação técnica e pedagógica de professores e demais servidores e ainda sobre programas esportivos e culturais. Entre vários pontos, ela destacou as EMEIEF Celso Augusto Rocco e Almir Zandonadi — que já oferecem ensino em tempo integral aos seus alunos.

 

Terminando a apresentação o secretário Luiz Fernandes Motta, da Secretaria Municipal da Fazenda, revelou que os números da evolução positiva das receitas tributárias sem elevação da carga tributária e as novas metodologias implantadas no período em questão (setembro a dezembro de 2014) para combater a evasão de receitas, com ênfase especialmente sobre as mudanças positivas com a implantação da nota fiscal eletrônica.

Autor / Fonte: assessoria

Leia Também

Comentários