Ji-Paraná melhora atendimentos na atenção básica


A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã de hoje (16), no auditório da Escola Estadual Jovem Vilela, um Simpósio de Informações da Atenção Básica de Saúde, para divulgar os projetos desenvolvidos e as melhorias alcançadas pela administração municipal. Segundo os dados o número de equipes de atenção à Saúde da família passou de 13 para 29 equipes somente nesta gestão. Cada equipe é composta por um médico clínico geral, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um Agente Comunitário da Saúde (ACS). Do total de equipes, quatro contam também com um dentista.O prefeito Jesualdo Pires (PSB) juntamente com o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, participaram da mesa de abertura do evento, coordenado pelo diretor da Atenção Básica, Bruno Cezar Ribeiro e pela diretora de Estratégia da Saúde da Família, Marlene Alencar, além de outros profissionais que atuam na saúde do Município.


O secretário Renato Fuverki destacou a importância do evento que reuniu cerca de 300 profissionais da saúde. “Este simpósio é para divulgar o que acontece hoje, tanto em projetos quanto nos resultados obtidos pelo esforço conjunto das nossas equipes de atenção básica de saúde, que tem feito grande diferença na saúde preventiva em Ji-Paraná”, afirmou. O prefeito Jesualdo Pires parabenizou o secretário de saúde por seu bom desempenho à frente da pasta e agradeceu às equipes de servidores. “Apesar dos poucos recursos que recebemos da União para o setor, quando comparado a alta carga tributária imposta a todos nós, sabemos que é graças ao excelente trabalho que vocês fazem no dia-a-dia que a nossa população tem sido bem assistida”, enalteceu.


De acordo com Bruno Cezar, o departamento de Atenção Básica possui oito divisões atendendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Farmácia Central, dispondo de um quadro de profissionais especializados, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), vacinadores, nutricionistas, dentre outros. “Somos uma grande equipe de atendimento na ponta, onde a população está”, destacou. Ele explicou ainda que a Atenção Básica atua preventivamente, evitando que as doenças se instalem e causem seqüelas e gastos maiores aos recursos municipais.


Bruno Cezar citou também, que a saúde da população vem melhorando em Ji-Paraná, com os investimentos que a Administração Municipal tem feito como as reformas das UBS, contratação de novos servidores por concurso público, como foi o caso de 50 ACS, aquisição de veículos, mobiliários, materiais de expediente, treinamento de pessoal administrativo, entre outras melhorias. “Alem disso, estamos construindo duas Academias de Saúde, estrategicamente situadas, uma em cada Distrito da cidade, que trarão mais benefícios à saúde da nossa população”, acrescentou.


Para a diretora de Estratégia, Marlene Alencar, a atenção básica de saúde é o setor prioritário do governo federal atualmente. “A estratégia da saúde da família é a ‘menina dos olhos’ do Ministério da Saúde, pois após os bons resultados obtidos em países como o Canadá e outros, o governo brasileiro entendeu que tem de investir mais na saúde preventiva do que na curativa”, explanou. Marlene acrescentou que com essa nova postura adotada a partir do final da década de 1990, o país reduziu em 80% os casos de internações e outros procedimentos curativos. Hoje o Brasil possui 38 mil equipes da atenção básica. “Em Ji-Paraná, evoluímos de três equipes em 1998 para 29 equipes em 2014”, concluiu Marlene.

Autor / Fonte: assessoria

Leia Também

Comentários