Ji-Paraná- Iniciada vacinação contra HPV na rede pública

 O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), dá continuidade a Vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade deste ano é que as meninas que irão receber a vacina serão as de 09 a 11 anos, diferente do ano de 2014 que eram contempladas as meninas de 11 a 13 anos. 


A vacina tem o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce pelo exame preventivo de câncer de colo uterino, está a vacinação, o uso de preservativo e ações educativas em saúde. 


"A vacinação já está disponivel, para todas as meninas de 9 à 11 anos, exclusivamente, e segue até dezembro. A vacina estará disponível nas salas de vacinação do município, bem como nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina. 


Porém as meninas que iniciaram a vacinação no ano passado, na faixa etária de 11 a 13 anos, que por algum motivo não tomaram a 2ª dose da vacina, poderão receber a vacina também. Além das salas de vacina, durante este mês de março, equipes volantes estarão atendendo as escolas, tanto públicas quanto privadas, com alunas matriculadas na faixa etária da campanha. As escolas estarão sendo visitadas começando pelo 2º Distrito e posteriormente para o 1º Distrito. As escolas entrarão em contato com os pais por carta e enviarão a ficha para preenchimento, que deverá ser entregue no dia da vacinação juntamente com a caderneta de vacinas", explicou Rafael Gonçalves de Araújo Neto, Diretor da Divisão de Imunização.


 O esquema vacinal é composto por 3 doses, ou seja, 1ª Dose , 2ª Dose ( 6 meses após a 1ª) e 3ª Dose ( 5 anos após a 1ª Dose). Para receber a vacina é preciso preencher um formulário, que já está disponível nas salas de vacinação, além da caderneta de vacina da menina. No caso da menina que for tomar a vacina na escola, a própria escola enviará a ficha para os pais/responsáveis. Outro ponto importante é o número do cartão SUS, que deverá ser colocado na ficha. A meta é vacinar pelo menos 80% das meninas dentro dessa faixa etária, que é de 6 mil jovens.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários