Ji-Paraná- Força tarefa do cartão do SUS acaba amanhã

Em seis pontos especialmente preparados, com pessoal treinado e equipamentos adequados, no Primeiro e Segundo Distrito de Ji-Paraná, foram montados guichês de atendimento à população do município quanto a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) está realizando esta “força tarefa”, pois grandes mudanças ocorreram entre 2009  e 2012 no sistema de cadastro do Cartão Nacional de Saúde e faz-se necessário que os antigos cadastros sejam validados e que todos os cidadãos que ainda não possuem o cartão do SUS, o façam, ou não conseguiram atendimento de saúde na rede municipal. 


Os cidadãos deverão procurar um dos seis pontos abaixo listados, até amanhã (18), as 17h30, para realizar a atualização dos dados cadastrais (procedimento para os que já possuem cartão) e os que ainda não o fizeram também devem comparecer, todos munidos dos seguintes documentos: documento de identificação (RG), CPF, certidão de nascimento (para menores de 18 anos), certidão de casamento (para quem não possuir documento de identidade ou CPF) e comprovante de residência.


Locais dos guichês:
1º Distrito- Secretaria de Saúde, UBS Ceci Cunha e Hospital Municipal (todos das 07h30 às 17h30);
2º Distrito- UBS Juscelino Cardoso, UBS Nova Brasília e UBS L1 Maringá (os dois primeiros das 07h30 às 17h30 e o L1 Maringá seguirá o mesmo horário e encerrará às 18 horas).


O que é o cartão do SUS?
É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.


Qual sua importância?
Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde;  fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.
 
 
 
Quanto custa?
O cartão é fornecido gratuitamente.
Quem pode tirar?
O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos. (com informações do Portal Brasil)

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários