Ji-Paraná: Centro de Convivência do Idoso é revitalizado


Com a presença do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e o ambiente completamente tomado por integrantes da terceira idade e seus familiares, funcionários, secretários municipais e jornalistas, foi reinaugurado nesta quinta-feira (20), pela Prefeitura de Ji-Paraná o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Também prestigiaram o evento os vereadores: Adilson do Sesp, Jessé Mendonça Bitencourt, Lorenil Gomes, Marcia Regina, Silvia Cristina e Ida Fernandes.


Foram investidos no CCI R$ 399 mil, com recursos do governo federal e contrapartida dos cofres municipais, na reforma, ampliação e modernização de toda a estrutura física, além das necessárias adequações de acessibilidade. “Tudo foi feito com base na acessibilidade, que é muito importante em ambientes frequentados por idosos. Fizemos isso nas rampas de acesso ao prédio, nos banheiros e também na piscina, que agora tem corrimão e uma rampa com piso antiderrapante”, informou a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Reigota.


O trabalho também incluiu a pintura de todo o prédio, por dentro e por fora, aumento da área do galpão central, restauração da cozinha, da academia, melhoria dos vestiários e da área coberta de jogos e refeições com novas mesas e bancos, só que feitas com pneus reciclados e pintados com cores alegres.


Segundo Jesualdo esta era uma antiga reivindicação da cidade e, principalmente, dos integrantes da Terceira Idade do município. “O CCI é um ponto de referência muito forte para estes ‘jovens’ da Terceira Idade. Aqui eles fazem muitas atividades físicas, esportivas, culturais, educacionais e também o famoso baile, às sextas-feiras, que eles tanto adoram”, declarou o chefe do executivo. Ele reiterou que houve um cuidado especial com o aspecto da acessibilidade, com as novas rampas de acesso e com os banheiros adaptados. “Tivemos o cuidado de fazer tudo obedecendo às normas da ABNT e também do CREA”, reiterou.

 

Já o secretário municipal de Governo, Ari Saraiva, lembrou que agora o CCI poderá ampliar ainda mais suas atividades, oferecidas às cerca de 400 pessoas que possuem a carteirinha de associado. Conforme a coordenadora do CCI, Carla Rosana da Silva Vieira, a condição para ser aceito ali é ter 60 anos ou mais, apenas. Diariamente são desenvolvidas ações como cursos de alfabetização, ginástica de solo e na piscina, sessões de fisioterapia em parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), além de orientações de serviço social, de saúde e jurídicas.

 

Em dois momentos, os idosos aderem em grande número: nas aulas de hidroginástica e nos bailes das sextas-feiras. A primeira, que ocorre na ampla piscina coberta, tem 95 os praticantes, entre homens e mulheres. Já o baile, onde sempre vão pelo menos 300 associados, ocorre das 9 às 16 horas, com café-da-manhã e almoço oferecido pelo CCI.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura de Ji-Paran�

Leia Também

Comentários