Iperon realiza atividades para os aposentados

 FOTO DOS APOSENTADOS

Em continuidade ao Mês Verde, em comemoração aos 30 anos do Iperon, foram desenvolvidas atividades para os aposentados na manhã desta terça-feira, 15,  na Associação dos Procuradores de Rondônia (Asper).

 

O evento foi organizado pela equipe da Gerência de Perícia Médica e Psicossocial (Gepemep) do Instituto, tendo iniciado às 8h, com a palavra da   presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira. Na seqüência, a palestrante Drª Ida Perea desenvolveu o tema “A Humanização de Pessoas”, quando discorreu sobre os fatores que influenciam a qualidade de vida, entre eles, o humor, a alimentação saudável e a atividade física.

FOTO DR. IDA

“Começar atividades físicas, como caminhadas pode ajudar a melhorar a circulação e a reduzir os bloqueios nas artérias. Também, fazer uma dieta com menos gordura e mais fibra”, afirma Ida Peréa.

 

Entre um sorriso e outro, os aposentados aos poucos iam sentindo-se à vontade.

De acordo com a médica, a expectativa de vida nas regiões do Brasil, o Distrito Federal está em primeiro lugar, sendo os homens 71,9 anos e as mulheres 79,4 anos. Em Rondônia a expectativa de vida para os homens é de 68,8 anos e para as mulheres é de 74,4 anos.

 

A programação contou também com um café da manhã e em seguida, a professora de Pilates, Maria Neiry, teve seu momento de descontração com exercícios laborais para os participantes até às 12h.

ATIVIDADES FISICAS P. OS APOSENTADOS

Segundo o recém aposentado Raimundo Ferreira Tavares, quando se trata de um momento social é sempre bom, nos relacionamos com o próximo, em um ambiente desse aprendemos e construímos amizades. Não é bom ficar somente em casa, confinado.

“Todas as vezes que vou ao Iperon sou bem recebida. O sorriso e o tratamento de vocês demonstram que o ser humano existe e tem valor. Esse momento aqui é inesquecível! Temos direito de descanso pelos anos trabalhados”, afirma a aposentada, Diva Travasso.

Autor / Fonte: Jeile Schwambach - Ass - Iperon

Leia Também

Comentários