Instituições do terceiro setor devem se adaptar à lei estadual

Cadastro facilita repasse financeiro do poder público para entidades sociais reconhecidas como de utilidade publica

O Governo do Estado através da Secretária de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), por meio da Gerência de Terceiro Setor apoia e capacita as entidades que possuem titulação de utilidade pública. Até o momento, 92 instituições foram cadastradas e estão em consonância com a Lei Estadual 3.122, de 1º de julho de 2013. A lei é considerada um marco nas relações entidades/poder público quanto ao estabelecimento de parcerias.

Para facilitar o credenciamento junto ao Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado (Sispar), a equipe do Gets elaborou um manual passo-a-passo que pode ser acessado através da internet.  O endereço do link é http://www.sistemas.ro.gov.br/data/uploads/2013/12/Manual-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-SISPAR.pdf.

“O Credenciamento não possui um prazo estipulado, pois cada secretaria possui seus editais, mas as instituições devem estar alertas para o prazo máximo de transferência de recursos definido pelo Tribunal Eleitoral, que é março”, explica o gerente do Terceiro Setor, Francisco Aroldo de Oliveira.

Através do Sispar é possível o controle dos repasses e convênios. O Projeto de implantação do Sispar está dividido em três etapas. A primeira é o cadastro das instituições interessadas. Em seguida serão inseridos os editais e após esta etapa haverá um link reservado para a prestação de contas. “A nossa expectativa é que possamos cadastrar cerca de 600 das 2.000 entidades existentes no Estado até março, e 900 até o fim do ano”, afirma Aroldo de Oliveira.

Um das estratégias adotadas foi a criação de uma linha de atendimento que funciona das 07hs30 às 13hs30 de segunda a sexta. São oito técnicos disponibilizados que atendem através do telefone (69) 3216-1028 e auxiliarão a dirimir possíveis dúvidas. “Temos também o email [email protected] para quem preferir a ferramenta para o contato”, informa a coordenadora da equipe Geilma Fernandes.



 
Foto: Ésio Mendes
Fonte: Decom

Autor / Fonte: Texto: Romeu No�

Leia Também

Comentários