Infovia tem manutenção preventiva e corretiva em Porto Velho

A partir de contrato de manutenção preventiva e corretiva, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), retoma o vídeo monitoramento em tempo real de mais de 80 câmeras instaladas nos órgãos da administração. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já manifestou intenção de integrar escolas estaduais de Porto Velho ao sistema de segurança da Sesdec.

O contrato foi firmado em 22 de abril com a empresa NTE Soluções Integradas de Cuiabá (MT) especializada em fibra ótica e cabeamento de redes de comunicação – vencedora do pregão eletrônico solicitado pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), responsável pela Infovia, que é gerida pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic).

O sistema de vídeo monitoramento implantado pela Sesdec funciona desde 2011, através de um anel de fibra ótica que circunda grande parte de Porto Velho, e “permite o acompanhamento em tempo real do dia-a-dia de diversas delegacias de polícia civil e militar, palácio Rio Madeira (Complexo Político e Administrativo – CPA – no bairro das Pedrinhas), unidades prisionais e prevê também o acesso a vários colégios e unidades hospitalares da capital”, informa Fábio Folly, engenheiro da Detic.

O secretário da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, enaltece a assinatura do contrato com a NTE dizendo “além da retomada dos serviços já implantados, temos também a videoconferência, que é uma ferramenta que a gente já vem utilizando, principalmente por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF/RO), em reuniões com todo o país, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para traçar metas de operações em nível nacional”.

A Infovia é a tecnologia de transmissão que utiliza fibras óticas e oferece várias vantagens, como ausência de interferência eletromagnética e largura de banda muito maior (alta velocidade de transmissão), o que permite o uso de um sem número de aplicações que requerem velocidade e segurança na transmissão, como videoconferências e streaming (transmissão de áudios, imagens e vídeos em tempo real com alta qualidade).

Antônio Carlos destaca que por meio da Infovia “nós vamos poder, quando de uma investigação, tomar depoimentos de testemunhas e envolvidos usando a videoconferência, que é um modo de agilizar e economizar com deslocamento, gastos com viaturas, combustível e com o próprio policial que acaba deixando a sua localidade para fazer a investigação”.
SEDUC

Com a restauração da Infovia na capital e o restabelecimento do vídeo monitoramento realizado pela Sesdec, abre-se a possibilidade de outros órgãos integrarem ao serviço. De imediato a Seduc manifestou esta intenção junto à Seae, e já está em estudo pela Detic, a integração prioritária de vários colégios que tem câmeras de vigilância instaladas, ao sistema de segurança da Sesdec.

A secretária de educação, Fátima Gavioli, diz que são 98 escolas estaduais em Porto Velho e que destas, “46 estão com a fibra ótica passando na porta, com o sistema de vídeo monitoramento interno em pleno funcionamento e prontas para integrar o sistema de segurança da Sesdec”.

Continuando, Gavioli fala dos principais serviços almejados: “Esse cabo vai ser ligado à rede de Internet, facilitando o uso do sistema VoIP; vai permitir o monitoramento interno e externo das escolas; agilizar o envio do diário eletrônico; facilitar o controle dos quadros de lotação dos servidores. A matrícula e transferência de alunos, assim como as tele aulas passam a ser um sonho possível. Outra coisa é a possibilidade de uso das tele conferências entre os gestores escolares e a Seduc”.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários