IFRO oferece mais de 2.300 vagas para cursos a distância

 

 

 

 

Mais 2.360 vagas serão ofertadas pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) neste primeiro semestre de 2014. As inscrições vão até 31 de Janeiro. Os cursos serão realizados via educação a distância para candidatos com Ensino Médio completo, que podem optar entre os Cursos Técnicos em Finanças e Informática para Internet.


De acordo com o IFRO, nesta seletiva, há vagas para 24 polos: Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Porto Velho, Alta Floresta D´Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

 


Atualmente, a instituição possui quase 13 mil alunos, mais de 500 professores e técnicos administrativos e mais de 40 cursos em andamento. O Processo Seletivo EaD 2014/1 para os Cursos Técnicos Presenciais Virtuais é a décima-terceira seleção de alunos realizada pelo IFRO, aumentando a cada período a oferta de capacitação técnica aos estudantes rondonienses.

 


Para o Reitor Écio Naves Duarte a abertura de mais este certame demonstra o esforço do Instituto Federal de Rondônia para garantir a oferta de cursos técnicos no estado de Rondônia, presente em quase 50% dos municípios rondonienses e com atendimento também aos municípios do entorno. “Com a educação a distância aumentamos a capilaridade do Instituto dentro do Estado, ofertando cursos técnicos de qualidade nos locais em que ainda não foi possível chegar com a educação presencial”, ressaltou o reitor.


A seleção

 

 

Para ingresso em um dos dois cursos ofertados, não haverá provas e nem cobrança da taxa de inscrição. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho em disciplinas do Ensino Médio. Como comprovação, serão aceitos: Histórico Escolar do Ensino Médio, Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Certificado de Conclusão via ENCEEJA ou o Certificado de Conclusão via provão.


Além das notas do Histórico Escolar, a classificação dos candidatos também se dará por meio das ações afirmativas, instituídas pela Lei 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de nível médio. Portanto, 50% das vagas serão destinadas a candidatos oriundos de escolas públicas, sendo metade destas estão reservadas às famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. E, a cada grupo indicado quanto ao critério de renda, serão reservadas vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas na proporção estimada pelo último Censo Demográfico do IBGE.

 

 

Mais informações e o quantitativo de vagas destinada a cada polo estão disponíveis no site do IFRO.

 

 

Ascom IFRO

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários