IFRO amplia número de polos de Educação à Distância

 Cerca de 11 novos polos de Educação à Distância (EAD) estão sendo implantados no Estado de Rondônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO). O objetivo é atender os municípios e comunidades que não tenham acesso à educação, oportunizando a população capacitação em nível técnico e superior. Vale ressaltar, que com os novos polos, o Instituto, através do Câmpus Porto Velho Zona Norte, comtempla 24 municípios com educação na modalidade EAD. 


Para o primeiro semestre de 2014, estão sendo ofertadas vagas para os cursos técnico em Finanças e Informática Para a Internet. Os novos polos do IFRO são: Alta Floresta D’Oeste, Candeias do Jamari, Costa Marques, Cujubim, Espigão D’oeste, Machadinho D’oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Ouro Preto D’oeste e Presidente Médici. Esta foi à segunda expansão do ensino técnico à distância no Estado, porém, a perspectiva é, ampliar a oferta de cursos EAD do IFRO para 33 dos 52 municípios de Rondônia, nos próximos anos.


É importante lembrar que as inscrições para as vagas ofertadas nos polos EAD do IFRO são gratuitas e encerram no dia 31 de Janeiro. Para cada um dos cursos são disponibilizadas cerca de 50 vagas, com ingresso ainda no primeiro semestre de 2014. Podem participar da seleção candidatos com Ensino Médio completo.


Processo Seletivo


Ao todo, são 2.360 vagas ofertadas pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) neste primeiro semestre de 2014. Além dos onze municípios rondonienses que recebem pela primeira vez cursos do IFRO também há vagas para os polos: Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho – Centro, Porto Velho – Zona Norte, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

Para ingresso em um dos dois cursos ofertados neste processo seletivo, não haverá provas e nem cobrança da taxa de inscrição. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho em disciplinas do Ensino Médio. Como comprovação, serão aceitos: Histórico Escolar do Ensino Médio, Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Certificado de Conclusão via ENCEEJA ou o Certificado de Conclusão via provão.


Além das notas do Histórico Escolar, a classificação dos candidatos também se dará por meio das ações afirmativas, instituídas pela Lei 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de nível médio. Portanto, 50% das vagas serão destinadas a candidatos oriundos de escolas públicas, sendo metade destas estão reservadas às famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. E, a cada grupo indicado quanto ao critério de renda, serão reservadas vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas na proporção estimada pelo último Censo Demográfico do IBGE.


O quantitativo de vagas destinadas a cada polo está disponível no site, www.ifro.edu.br. Mais informações através do telefone 69 2182-9607 ou do e-mail [email protected].

Autor / Fonte: Ascom

Leia Também

Comentários