Grupamento de Aviação de Bombeiros tem novo comandante

O Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (GOA) tem, desde sexta-feira (12), novo comandante. O primeiro-tenente Felipe Rodrigues Maia Leite assumiu o cargo em substituição ao tenente coronel Lindoval Rodrigues Leal, que foi o responsável pela estruturação e implantação da unidade. 


O GOA realiza ações aéreas de atendimento pré-hospitalar, resgate, busca e salvamento de pessoas, combate a incêndios urbanos e florestais. Durante a enchente que afetou vários municípios do Estado, coordenou o transporte de mais de mil pessoas, em geral doentes, e administrou 11 aeronaves em 139 missões.


A cerimônia de posse aconteceu no Hangar do Governo, no aeroporto internacional Jorge Teixeira, e foi presidida pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Silvio Luiz Rodrigues da Silva. O primeiro-tenente Maia, novo comandante do GOA, era o subcomandante da unidade.


O tenente coronel Leal, comandante substituído, recebeu elogio pelos serviços prestados. Ele participou da implantação do grupamento. Na despedida, agradeceu à equipe pela dedicação. Ele lembrou que todos estão sempre de prontidão para atender aos chamados e que muitas vidas foram salvas graças a este desempenho. 


O ex-comandante do GOA diz que, apesar da estrutura estar na fase inicial, a unidade não deixa nada a dever, em atendimento, aos grupamentos existentes no país. “O caminho natural do GOA é o crescimento. Deixo o cargo com orgulho do trabalho realizado e os resultados alcançados”.


Estruturação 

Criado por lei em 2012, o GOA teve importante atuação durante a enchente do Rio Madeira, que afetou mais de 20 mil famílias em diversos municípios do Estado. Foi através desta unidade que foram transportados mais de mil pacientes em aeronaves diversas, em 139 missões.  Este trabalho envolveu o transporte de pessoas doentes, que precisaram ser levadas para tratamento em unidades de saúde diversificadas, mas também foram abastecidas cidades que estavam isoladas.


Desde sua criação, o GOA realizou mais de 371 missões em aproximadamente 870 horas de voo. Entre estes serviços estão o transporte aeromédico, dentro e fora do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), por intermédio do Programa de Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Estes deslocamentos proporcionaram, também, economia aos cofres públicos.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários