Governo se reúne com representantes do Grito da Terra

 Grito da Terra- Palacio GV - Vic Gov.Daniel Pereira 21-05-3

 

 

O governo de Rondônia vai responder formalmente e com urgência à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) as providências relativas à pauta apresentada como parte da manifestação Grito da Terra e Marcha das Margaridas. Lideranças representativas de pequenos produtores rurais tiveram, nesta quinta-feira (21), no Palácio Getúlio Vargas, uma prévia das decisões em reunião com o vice-governador Daniel Pereira.

 

Os representantes trabalhadores do campo, foram informadas, por exemplo, de que a expansão da telefonia rural e do estabelecimento de pontos de internet para atender os pequenos produtores, conforme consta na pauta, já está em andamento. Segundo o vice-governador, por iniciativa do governador Confúcio Moura, há um amplo programa em andamento com as empresas de telefonia para sanar esta demanda.

 

Os manifestantes também pediram que o governo do estado conceda a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 200 cilindradas, desde que utilizadas para fins agrícolas. Segundo Daniel Pereira, o executivo estadual pode tomar a iniciativa, mas o assunto deve ser tratado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

 

A descentralização das ações de saúde no estado, outra reivindicação do Grito da Terra, está em execução, explicou o vice-governador. “Este é um sistema que contribui para que o paciente seja atendido mais rápido e próximo do local onde mora”, argumentou.

 

Na área de segurança pública, é pedida ação para garantir a proteção das lideranças ameaçadas nos conflitos agrários e o coronel Cesar Adilson Bandeira, secretário-adjunto da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), explicou que o atendimento é feito pontualmente. Ele destacou também que não há efetivo para ser deslocado apenas para estas atividades sem causar baixa no policiamento rotineiro que é desenvolvido pela Polícia Militar.

 

PROPRIEDADE

As lideranças comemoraram quando o item referente à inclusão do nome das esposas no registro de propriedades feito pelo Instituto de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron). O vice-governador pediu ao deputado estadual Lazinho da Fetagro, que também participou da audiência, que anunciasse as providências tomadas no âmbito do legislativo. O parlamentar disse que o projeto está pronto e que seja votado na sessão de itinerante da Assembleia, próxima quinta-feira (28), em Ji-Paraná, onde estará acontecendo a 4ª Rondônia Rural Show.

 

Após a reunião, Daniel Pereira foi à praça Presidente Vargas, onde explicou que recebeu por escrito as respostas dos secretários estaduais às demandas apresentadas pelo Grito da Terra e que elas serão encaminhadas imediatamente à Fetagro. Ele recordou que passou 21 anos de sua vida como trabalhador rural e que já participou do movimento reivindicatório, por isto compreende os pedidos apresentados.

 

Também participaram da reunião o deputado estadual, Ribamar Araújo, o coordenador da Emater Luiz Cláudio; o presidente do Idaron, Alfredo Volpi, a secretária-adjunta da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Braganhol; o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco Sales, e representantes da Secretaria Estadual da Ação Social (Seas).

 

Fotos: Bruno Corsino

Autor / Fonte: Nonato Cruz/DECOM

Leia Também

Comentários