Governo investe mais de R$ 1 milhão em cursos

 Cursos buscam melhorar qualificação de servidores para UTI

Cursos buscam melhorar qualificação de servidores para UTI

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) inicia neste sábado, 6, em Porto Velho, a última etapa deste ano do Programa de Educação Permanente para Melhoria da Assistência ao Paciente Grave, mantido pelo governo de Rondônia.

 

Serão ministrados três novos cursos atendendo mais de 200 profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos Hospitais de Base (HB), Pronto Socorro João Paulo II – AMI 24h (Assistência Médica Intensiva) , Cemetron , Pronto Socorro Infantil Cosme Damião , Hospital Regional de Cacoal, Hospital Regional de Buritis, Hospital Regional de Extrema e Hospital Regional de São Francisco do Guaporé.

 

Com esta etapa, o governo de Rondônia, através da Sesau, fecha o ano com mais de 500 profissionais que atuam na assistência a pacientes graves capacitados com manejo adequado, seguindo normas técnicas internacionais. No total, foram investidos quase R$ 1,3 milhão, com recursos próprios, para a qualificação profissional.

 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a iniciativa do governo tem como meta a busca pela melhoria dos serviços oferecidos à população através do Sistema Único de Saúde (SUS) e, conseqüentemente, a valorização dos servidores.

 

Williames Pimentel destaca compromisso do governo com servidores

Williames Pimentel destaca compromisso do governo com servidores

 

O secretário da Sesau diz que a ação resulta em impactos positivos na assistência aos pacientes politraumatizados, acidentes vasculares, doenças cardíacas e em unidade de terapia intensiva (UT) I, reduzindo a mortalidade por estas causas.

 

Para a execução dos cursos, a Sesau buscou parceria com instituições de renome nacional, como o Instituto Nacional do Coração (INCOR) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que aplicaram metodologia teórica e prática buscando proporcionar revisão sistemática dos principais cuidados aplicados no suporte básico de vida, atendimento no suporte avançado no trauma, na cardiologia, na pediatria e cuidados intensivos para pacientes em UTI.

 

HEMODINÂMICA
Mais de 400 profissionais da Saúde encerram em agotos o curso de hemodinâmica, dentro programa de Suporte Básico de Vida (BLS), implantado no início deste ano. O curso fecha um pacote de cursos oferecidos pelo governo de Rondônia, através da Sesau.

 

Meta é ampliar suporte de atendimento em UTI

Meta é ampliar suporte de atendimento em UTI

 

O curso foi ministrado pelo médico e professor Fernando Gutierrez, membro da AMIB, instituição de renome nacional.
A qualificação faz parte do programa de capacitação oferecido pelo governo do Estado.

 

No total, 11 cursos foram oferecidos para profissionais da Saúde de diversas áreas. A meta é a revisão sistemática dos principais cuidados aplicados no suporte básico de vida, atendimento no suporte avançado no trauma, na cardiologia, na pediatria e cuidados intensivos para pacientes em UTI.

 

PROGRAMAÇÃO

Dias 06, 09 – Curso – ACLS – suporte avançado em emergência Cardiológicas; dias 10 e 11 – Curso – CFPC – e – Cuidados Fundamentais ao Paciente Crítico – assistência de enfermagem; dias 12 e 13 – Curso – BLS – Suporte Avançado de Vida.

 

Fotos: Ítalo Ricardo

Autor / Fonte: Zacarias Pena Verde/ decom

Leia Também

Comentários