Governo entrega tratores a associações rurais de cinco municípios

 

Agricultores organizados em associações rurais de cinco municípios receberam tratores novinhos que irão ajudá-los na tarefa de preparar o solo para a produção de alimentos. Os beneficiários são de Campo Novo, Buritis, Governador Jorge Teixeira, Vale do Paraíso e Porto Velho.

 

 

As máquinas foram entregues na tarde dessa terça-feira, 18, pelo secretário Evandro César Padovani, da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), que na ocasião representou o governador Confúcio Moura, e pelo deputado federal Carlos Magno, autor da emenda parlamentar que garantiu os recursos para aquisição dos equipamentos.



Alguns presidentes de associações rurais vieram receber as chaves do trator de 75 cavalos da marca Budny acompanhados dos secretários de agricultura de seus municípios. O secretário Leonel Bertolim, de Porto Velho, agradeceu o deputado pela iniciativa de proporcionar a emenda e ao governo do Estado por ter garantido a contrapartida para que a compra das máquinas se concretizasse.



O primeiro a receber as chaves do trator foi o presidente da Associação Nova Esperança, do Projeto de Assentamento Rio Alto, do município de Buritis. O representante da indústria, fabricante dos tratores Budny, esteve presente na solenidade e disse que a marca já é líder de venda em Rondônia, e que brevemente já estará fabricando seus tratores em Ji-Paraná.



Diversas autoridades prestigiaram a solenidade realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, entre elas o controlador geral do estado, Leonor Scharamel, e o secretário-executivo da Emater-RO, Luis Gomes Furtado, que fez um breve pronunciamento, elogiou a iniciativa de Carlos Magno e acrescentou: “Rondônia já saiu do tempo da enxada e entrou na era da tecnologia moderna. Essas máquinas vão ajudar na produção de alimentos”, disse o secretário.



Carlos Magno, que é produtor rural e mora na fazenda, falou que sua ação parlamentar como deputado federal tem buscado, sobretudo, melhorar a qualidade de vida no campo, enfatizou o deputado.

O secretário Evandro Padovani justificou a ausência do governador Confúcio Moura, agradeceu a atenção do deputado com as organizações sociais rurais, associações e cooperativas e pediu aos agricultores dedicação e zelo pelas máquinas colocadas sob a responsabilidade deles, por contratos de comodato, e ofereceu um curso para operadores de máquinas a ser dado por técnicos do Senar. Padovani disse não ter dúvida que um trator daqueles poderá trabalhar por vinte anos.



Texto: Enock Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça
Assessoria Emater/Seagri/Decom

Autor / Fonte: decom

Leia Também

Comentários