Governo entrega novo prédio da Colônia Agrícola Penal

 dsc_0089

 

O Governo do Estado de Rondônia entregou na manhã desta sexta-feira (31), a reforma e ampliação em dois módulos da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro (CAPEP), que terá capacidade para abrigar 232 apenados.

 

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informa que a construção teve o custo de estimado em 1, 5 milhão de reais, sendo iniciada em junho do ano passado e agora entregue a comunidade da Capital. O novo prédio possui 29 celas. Também conta com as salas sanitárias e vestiários que são 25 no total.

 

Na colônia funciona o regime semiaberto, e vem contribuir para diminuir o déficit de vagas existente. De acordo com o diretor geral, Ruy Delvan, essa nova unidade é uma solução para suprir esse problema. “Há três meses assumi a direção da unidade e estava na expectativa para a entrega desta obra para abrigar, de forma tranqüila, os 470 apenados que temos hoje em toda Capep”, explica.

 

A previsão é que ainda hoje ocorra a transferência dos apenados. Segundo a Secretária Adjunta, Sirlene Bastos o bom comportamento é um dos critérios fundamentais para o reeducando ingressar nas novas instalações. “Só vem quem trabalha, qualquer complicação que ocorra o apenado volta pra antiga unidade, é uma questão de merecimento”, comenta.

 

A juíza corregedora, Denise Pipino também acompanhou a entrega da nova unidade e ressaltou a importância dessa obra. “A inauguração da nova unidade vem em momento oportuno, uma vez que é notório a super lotação da antiga unidade. A qualidade das instalações aponta a preocupação do Estado com o resgate do apenado, e a sua reinserção na sociedade”, finaliza.

 

dsc_0107

A Capep

Esta obra vem resgatar um contencioso social, pois no ano de 2012 um incêndio tomou conta de um dos galpões da Colônia Penal Ênio Pinheiro, que destruiu o lugar. Entregue hoje pelo governo do Estado, o novo prédio esta  totalmente restaurado e bem equipado para receber a população carcerária. 

Autor / Fonte: Larissa Lopes - Ass Sejus

Leia Também

Comentários