Governo dá início à força-tarefa para assumir a saúde de Cacoal

Até março de 2015, o Governo do Estado de Rondônia deve estar pronto para assumir a saúde do município de Cacoal.  De acordo com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Williames Pimentel, a partir do início de março, o Estado, por uma decisão do governo em ter uma verdadeira responsabilidade com a população de Cacoal, assume todos os procedimentos de urgência e emergência que estão sob a gestão do município.


O secretário disse que será feita a transição até março, onde o Estado irá contribuir para o fortalecimento da atenção básica como a porta de entrada. “Vamos contribuir para organizar todos os serviços. Vamos dar apoio técnico, trazendo uma força tarefa do estado para ajudar todos os segmentos da saúde do município de Cacoal. Da licitação à informatização de controles de estoques, de medicamentos e insumos. A partir de março o Estado assume as responsabilidades do pronto-atendimentos 24 horas”. O atendimento será prestado no Hospital São Daniel Comboni.


De acordo com o secretário de saúde, a maior dificuldade no início deste processo é realizar todo o diagnóstico de quanto é necessário investir em equipamentos, em medicamentos, em insumos, e também em pessoal. “Nós vamos entrar, a partir de segunda-feira (27), com uma força-tarefa, com técnicos renomados da Sesau, para levantar todos os processos: medicamentos, insumos, equipamentos para manter a instalação no São Daniel Comboni, médicos, anestesistas, para a gente poder, num curto espaço de tempo, já na transição, ter melhoras”.


Em coletiva fornecida à imprensa de Cacoal na manhã desta terça-feira (21), o secretário Williames Pimentel enfatizou que o que foi pactuado com a juíza e com o Ministério Público, e o governador autorizou, é que o Estado assuma até o município decidir ou se reorganizar para voltar a responder pela saúde em Cacoal. “O que nós não vamos permitir é que a população de Cacoal sofra, por uma questão onde o Estado pode estar dando uma ajuda maior, em detrimento de uma crise instalada no município”.


Por sua vez, o prefeito de Cacoal Francesco Vialetto se mostrou satisfeito com o resultado da reunião. “Esta reunião foi ótima, pois conseguimos um acordo com o estado e o município e esta colaboração, com certeza, vai ajudar a saúde de Cacoal. Este acordo foi fundamental, o governador assinou de própria mão este compromisso com Cacoal”. Ele agradeceu ao senhor Dandy, à juíza Emmy, ao governador, ao secretário estadual Pimentel, ao secretário municipal Fabiano, “que souberam dialogar e encontrar um acordo que com certeza vai beneficiar toda a população de Cacoal”.


Em entrevista concedida a um programa de televisão em Cacoal, o secretário Pimentel enfatizou que as ações serão mais intensificadas, com o reforço no transporte aéreo, uma realização do atual governo que implantou o Grupo de operação Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. O GOA já vem atuando salvando vidas com dois aviões e um helicóptero adquirido neste mandato.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários