Glomaron elege novo grão-mestre adjunto

Juscelino Amaral (e) e José Ventura comandam a Glomaron até o dia 20 de agosto


 
A Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron) elegeu, no último sábado, dia 5, o novo grão-mestre adjunto para substituir o grão-mestre adjunto Antônio Alves Pereira, que renunciou para concorrer ao cargo de grão-mestre na eleição realizado no dia 8 de junho. O novo grão-mestre adjunto, com mandato até o dia 20 de agosto deste ano, é José Ventura Pereira, eleito por ampla maioria na Soberana Assembleia Geral da Glomaron realizada neste sábado, 5.
 
Nesta mesma Assembleia foram diplomados pelo Conselho Superior Eleitoral o grão-mestre eleito Aldino Brasil e seu adjunto, Antônio Carlos Nascimento. A posse de Aldino e Nascimento se dará em 20 de agosto, quando encerra-se o segundo mandato do atual grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, que dirigiu a Grande Loja Maçônica de Rondônia no período de 2007 a 2011 e 2011 a 2015.
 
O novo grão-mestre adjunto José Pereira Ventura é coronel da reserva remunerada da Polícia Militar de Rondônia, ingressou na maçonaria há 15 anos, sendo iniciado na Loja Suprema Razão e depois transferido para a Loja Estrela Renascente Nº 02, a mais antiga de Porto Velho. Nesse período, Ventura exerceu durante 11 anos ininterruptos o cargo de Grande Secretário da Soberana Assembleia Geral, o Poder Legislativo da Grande Loja.
 
Ventura foi inscrito para concorrer ao cargo de grão-mestre adjunto tampão juntamente com outros cinco candidatos. Desses cinco, o Conselho Superior Permanente da Glomaron elaborou uma lista tríplice encaminhada à Soberana Assembleia que colocou sob escrutínio o nome de José Ventura Pereira, Pedro José Bertelli e Nelson Pereira da Silva.
 
Dos 74 votantes presentes a Assembleia, 34 sufragaram o nome de José Ventura Pereira, 23 votaram em Pedro Bertelli e 17 optaram pelo voto em Nelson Pereira da Silva. Ao final da eleição e apuração, o novo grão-mestre adjunto foi empossado para cumprir suas funções até o dia 20 do mês que vem, quando, juntamente com Juscelino Amaral, passa o bastão aos novos dirigentes da Glomaron para a gestão 2015-2019.
 
Ao comentar a escolha de José Ventura para o cargo de grão-mestre adjunto, Juscelino Amaral destacou algumas qualidades do eleito, lembrando que dos 15 anos como maçom, Ventura dedicou 11 anos ao árduo trabalho de ser o Secretário-geral da Soberana Assembleia Geral, uma missão complexa e que exige muita dedicação de quem a ocupa. “Prevaleceu a liberdade de escolha, a democracia maçônica para um resultado que considero justo pelo que o irmão eleito tem de serviço prestado à maçonaria e à humanidade”, registra Juscelino.


 
Secretaria de Divulgação Glomaron

Autor / Fonte: Carlos Ara�jo

Leia Também

Comentários