Funescola oferta curso de Relações Interpessoais aos servidores da prefeitura

Oitenta servidores da Prefeitura de Porto Velho e de outras instituições públicos participam do curso de Relações Interpessoais ofertado pela Fundação Escola do Servidor Público do Município de Porto velho (Funescola), aberto nesta quarta-feira, 27. O treinamento que encerra na sexta, 29, acontece no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) e é ministrado pela professora Margarida Machado, mestra em Relações Humanas, da empresa Supercia, de Campo Grande (MT).

O diretor-presidente da Funescola, Francisco Marto, lembrou que para a maioria das pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material (salário, benefícios), como também com relação ao desempenho das atividades e para o contato social. Daí a necessidade da prefeitura buscar capacitar esses trabalhadores nessas para melhorar o serviço prestado à população. “Hoje se sabe que o cotidiano do trabalho influi na vida e nas emoções das pessoas. Por exemplo, a realização de um projeto de trabalho importante resulta em sentimentos positivos, assim como uma discussão com o chefe pode acarretar sentimentos de preocupação. Por isso, as organizações precisam, de alguma forma, proporcionar um ambiente de trabalho agradável, pois perceberam a influência do bom ambiente para a produtividade, e, por consequência, do andamento do trabalho”, afirmou.

Ele também lembrou que o processo de interação humana encontra-se presente em todas as organizações, e a forma como se dão essas interações influencia os resultados da empresa na iniciativa privada, seja nas repartições públicas. “Conviver com o outro não é uma tarefa fácil, e conviver com o outro no trabalho sem entender o comportamento de cada um é praticamente impossível”, frisou.

A diretora pedagógica da instituição, Tayana Afonso, adiantou que o curso Relações Interpessoais no Trabalho aborda vários aspectos do dia a dia no ambiente de trabalho como, o comportamento humano, habilidades para uma negociação eficaz, inteligência emocional, aplicação do feedback, princípios do relacionamento humano, entre outros. “O objetivo deste curso é transmitir e explicar as diferentes relações que criamos dentro do ambiente de trabalho e a melhor forma de vivenciá-las. E harmonizar essa convivência interna para o município é importante porque os servidores da prefeitura lidam com o público de uma forma geral. Então, esse atendimento que é feito à população pode ser otimizado a partir dessa melhor interação entre os próprios servidores”, disse.

Funcionário do MPT, o servidor Everaldo Monte, acredita que o curso lhe ajudará a desenvolver melhor seu trabalho. “Esse curso, com certeza, contribuirá para que eu preste um melhor serviço. E aqui, estamos interagindo com o pessoal da prefeitura, fazendo intercâmbio de conhecimento. Assim, cada um fica sabendo um pouco do trabalho do outro, conhecimento importante para podermos interagir”, afirmou.

Ana Neila, da Controladoria Geral do Município (CGM), é da mesma opinião e para ela, quem ganha não são apenas os servidores, mas também a população. “O alvo principal das instituições públicas é o a população. E o servidor estando motivado ela tem como trabalhar melhor. E isso é o que todos buscamos”, enfatizou.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários