Festival de Praia em Pimenteiras ajuda comerciantes de Cerejeiras





O Festival de Praia, que aconteceu em Pimenteiras, entre os dias 4 e 7 deste mês, é o maior evento praieiro da região. Em todos os dias do festejo era possível contabilizar uma média de até 20 mil pessoas presentes no município ribeirinho.


Todo mundo concorda que o festival ajuda na economia do município. Autoridades locais pimenteirenses fazem de tudo para realizar o evento, já que a presença deste público eleva o consumo no comércio sazonal no município.

 

A dúvida que fica no ar é se o evento ajuda, economicamente falando, os municípios próximos de Pimenteiras.

 


A cidade de Cerejeiras, por exemplo, fica a cerca de 50 quilômetros da cidade ribeirinha que realiza o festival. Se existe a possibilidade de algum município ser beneficiado pela festa, esse seria o cerejeirense, uma vez que a área urbana de Cerejeiras está no caminho que os banhistas precisam percorrer para ir a Pimenteiras.

 


Mas o benefício do evento pimenteirense para Cerejeiras não é consenso no município cerejeirense.

 


“Eu acho que não ajuda em nada. Só fatura quem vende no local do festival, os comerciantes de Pimenteiras”, diz um empresário do setor supermercadista de Cerejeiras.


“No meu caso, não vejo diferença de faturamento na minha empresa”, diz outro empresário cerejeirense, do setor de variedades.
Mas há aqueles que acreditam que a economia local de Cerejeiras fatura mais na época do festival, embora apresentando uma leve alta.
“Tive um evidente aumento de vendas de combustível”, diz o dono de um posto na área urbana cerejeirense, às margens da BR-435, que dá acesso a Pimenteiras.


A proprietária de uma lanchonete, na área urbana de Cerejeiras e também às margens da rodovia que desemboca em Pimenteiras, comemora o aumento das vendas na época do festival. “O pessoal passa aqui e compra um energético, refrigerante ou uma água mineral para ir para lá”, diz.


Para o presidente da Associação Empresarial de Cerejeiras (Acic), empresário Vanderlei Betoni, o Festival de Praia em Pimenteiras faz pouca diferença para o comércio da cidade: “Acho que quem fatura um pouco mais são as empresas do setor de confecções, pois vende roupas de banho”, diz o empresário.


O presidente da Acic, que é empresário do setor supermercadista, diz que os supermercados vendem, sim, um pouco mais, mas que essas vendas não representam uma melhora significativa. “Há um leve aumento na venda de bebidas e protetores solares nos supermercados, mas, por outro lado, há uma queda de outros produtos que seriam vendidos nesta época do ano. Então, no fim das contas, o Festival não faz diferença para o setor supermercadista”, diz.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Autor / Fonte: Folha do Sul

Leia Também

Comentários