Na noite desta quinta-feira (02), a jornalista de meteorologia Maria Júlia Coutinho foi alvo de ofensas racistas na página do "Jornal Nacional" no Facebook. Após os ataques, a equipe do telejornal promoveu uma campanha contra a atitude racista de internautas, intitulada "Somos Todos Maju Coutinho". A repercursão foi rápida e a hashtag "SomosTodosMajuCoutinho" já é uma das mais usadas no Twitter.

 

Elogiada e apelidada por William Bonner de "Maju", a garota do tempo faz sucesso com seu jeito bem-humorado que conquistou os espectadores da atração. Para William Bonner, a chegada de Majú ao "JN" levou alegria e um "entusiasmo contagiante" ao estúdio. Já Maria Júlia agredeceu os elogios e a "levantada de bola" e ainda declarou que "se sente à vontade" estando em parceria com Bonner.

 

 

Confira o que disseram os famosos em apoio à Maju nas redes sociais

Internautas saíram em favor da jornalista na web: "Acabo de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime". Além dos inúmeros comentários e posts rejeitando as mensagens preconceituosas, muitos artistas se indignaram com a atitude racista praticada contra ela e se manifestaram usando a hashtag "Somos Todos Maju Coutinho".

Sheron Menezzes: "É sério? É sério que eu tô lendo isso? É sério que ainda existe gente que pensa assim? Gente pequena... Gente burra... Gente que não é gente como a gente... Gente que não aceita e não se alegra com o lindo que a gente é, com o bonito que a gente faz... Ah essa gente... Essa gente ruim não merece estar com a gente compartilhando as nossas conquistas... Essa gente merece estar na cadeia... Que é lugar de gente racista! Maju te admiro a cada dia"

Wanessa: "Triste ver estes comentários na internet sobre a magnífica Maria Júlia Coutinho, do Jornal Nacional! Por uma web sem ódio e preconceito! Maju, existem muitas pessoas frustradas na internet que estão incomodadas com a sua grandeza, ética e talento! Estamos com você!"

Carol Castro: "A internet virou uma verdadeira terra de ninguém. Faroeste virtual. Ódiolândia. Tô chocada com esse tipo de atitude... Como falta RESPEITO nesse país e nesse mundo. E amor nos corações...Quem puder e pensar como eu...faça a diferença. Continue forte e firme no que acredita e sem agredir ninguém. É o mínimo que podemos fazer! O caso da Maju é apenas mais um entre tantos outros... Lamentavelmente, que isso pare um dia! Igualdade, respeito, abaixo ao preconceito, Somos todos um"

Camila Pitanga: "Majú linda e competente!"

Juliana Alves: "Amamos Majú!"

Paula Braun: "Torcendo para que essa história com a Maju dê cadeia. Racista é o pior tipo de gente. Maju na bancada do JN"

Taís Araújo: "Eu, com minha menininha, também negra, como eu e como Maria Júlia Coutinho no meu colo, assistia e assisto a TV com os olhos cheios de esperança, sonhos e desejos. Maju, vc me representa muito! Siga feliz seu caminho de ouro, com seu sorriso largo, seu cabelo espetacular sua competência e seu talento."

Caio Blat: "Talentosa e linda de morrer..."

Tânia Khalil: "Chegamos ao fundo do poço. Alguém, por favor, me explica que tipo de gente pensa - e escreve!!!! - essas coisas??? Mais amor por favor. Não ao racismo. Não ao preconceito"

Adriane Galisteu: "Estou horrorizada com o que estou lendo, na página do 'Jornal Nacional' do facebook. Repostei por pura indignação e raiva destas pessoas preconceituosas, mal-educadas, mal-amadas... Espero que o ministério público tome providências... Racismo é crime!"

Rafael Zulu: "Qualquer tipo de intolerância eu interpreto como violência... Como crime!!!! Então esses covardes que se juntam sempre pra direcionar esse tipo de maldade contra qualquer pessoa merecem ser presos! Pena que as redes sociais possibilitam que porcos façam essas coisas sem serem punidos! Gostaria muito de encontrar só um deles... Só um deles! Até Quando?"

Alcione: "Desculpa, mas não posso olhar isso e ficar quieto! Cambada de safado covarde... Faço das palavras do Zulu as minhas. Não tolero preconceito. Seja qual for. Não podemos aceitar. NÃO!!! #AtéQuando"

Thiaguinho: "Orgulho demais de você, Maju. Pra quem não sabe, cursei a Faculdade de Comunicação Social. Se não fosse cantor, queria ser você, Maria Júlia. Competente! Vai com tudo! Eu quero é mais! Quando nos dão oportunidade temos que fazer direito mesmo. E você me enche de orgulho. Obrigado!"

Fernanda Motta: "Inacreditável esse tipo de comportamento! Que mundo é esse? Seus cafonas, racismo é crime!"

Marcelo Mello Jr: "Respeite quem pôde chegar onde a gente chegou. Não é pela 'cota' e nem nunca será! É que Deus não escolhe os incapacitados. Os seres que são de luz vem para brilhar. Quem não acieta isso é porque simplesmente vive no escuro"

Serginho Groisman: "Qualquer ataque de ódio contra cor da pele tem que ser ser repudiado. É um horror ver que ainda falta muito"

Otaviano Costa: "Se há uma delegacia ou força que combata crimes virtuais, é a hora de mostrar força para este caso da Maria Julia Coutinho, a MAJU. Justiça"

Amanda Djehdian: "LAMENTÁVEL!!! Maju, você me representa!!!"