Exposição itinerante sobre Marechal Rondon é aberta em Ji-Paraná


O Governo do Estado de Rondônia, juntamente com a Superintendência Estadual de Turismo e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural, realizou o lançamento da Exposição Itinerante do 150º Aniversário do Marechal Rondon em Ji-Paraná. O evento ocorreu neste dia quinta-feira (9), na sede do Museu Museu das Comunicações, situado no Primeiro Distrito da cidade. Entre as autoridades estiveram presentes no evento a Presidente da Fundação Cultural Keila Barbosa, o presidente da OAB/RO Andrei Cavalcante, o superintendente estadual de Turismo, Julio Oliver, a vereadora Marcia Regina, representando a Câmara Municipal de Ji-Paraná, além de secretários municipais e população local.

 

O secretário de Governo Ari Saraiva representou na ocasião o prefeito Jesualdo Pires. Ele, em sua fala aos presentes, afirmou que a cultura de Ji-Paraná vive um ótimo momento. “O Prefeito Jesualdo Pires sempre foi apaixonado por nossa cultura e sempre valorizou e contribuiu para que ela fosse valorizada e divulgada em todo o País. Muitos daqueles que moram na cidade ainda não conhecem a história desse homem como Rondon, que foi tão importante para o estado”, pontuou o secretário.

 

Para Keila Barbosa, Presidente da Fundação Cultural o momento é de reconhecimento da cultura local. “Precisamos valorizar o que é nosso. A nossa história é rica e poucos entendem a necessidade de preservar e divulgar. Marechal Rondon foi um grande homem para nosso estado e, por isso, recebemos visitas de outros países de pessoas que querem conhecer essa história”, afirmou Keila. O superintendente estadual de Turismo, Julio Olivar, frisou que Marechal Rondon teve e ainda tem grande importância para a história do estado por tudo o que ele enfrentou, pois suas lutas jamais serão esquecidas. “Cândido Rondon proporcionou grandes vitórias para o estado e o museu tem uma importância estadual pois é o único espaço aberto que trata da história e dessa cultura que deve ser divulgada cada vez mais”, finalizou Júlio.


Durante a solenidade oficial, o superintendente realizou a entrega do Selo Rondon 150 anos e da Medalha de Honra Marechal Rondon, juntamente com um quadro com o Brasão do Estado de Rondônia, além de um gibi que conta a história do Marechal Rondon datado da época para compor o Acervo do Museu das Comunicações. Todos os itens vão compor a partir de agora o acervo do museu.

Autor / Fonte: Decom

Leia Também

Comentários