Estado traça força-tarefa para tentar ajudar sistema municipal de saúde de Cacoal

“O estado foi chamado, foi convocado e está aqui presente para mostrar que nós estamos solidários e queremos ajudar, como já fazemos com o Hospital Regional de Cacoal, onde mais de 50% de atendimentos do hospital é destinado aos cidadãos de Cacoal”, ressaltou o secretário Williames Pimentel durante coletiva à imprensa cacoalense.


Após a requisição da estrutura física do Hospital do Câncer São Daniel Comboni de Cacoal por parte da prefeitura municipal na madrugada do último domingo, 28, o Governo do Estado destacou uma equipe para traçar estratégias que ajudem o município a superar este momento sensível pelo o qual passa a saúde municipal.


Em entrevista dada à imprensa de Cacoal, o secretário de estado da saúde, Williames Pimentel falou sobre as ações do governo neste primeiro momento. “Foi determinado que viéssemos aqui à Cacoal para tentar criar mecanismos para ajudar o cidadão de Cacoal, o usuário de saúde pública”. 


O secretário esteve reunido com um grupo de técnicos, profissionais e procuradores do estado, e à tarde reuniu na sede do Ministério Público, sob o comando do promotor de justiça, Doutor Dandy, “para estabelecer uma linha estratégica para que o estado possa ter  as condições de ajudar a saúde municipal”, afirmou o secretário de saúde.


Sobre os próximos passos do Governo de Rondônia, o secretário explicou que nesta terça-feira será publicado um decreto do governo, onde estará designando uma força-tarefa de pessoas de alto conhecimento de saúde pública para poder fazer um diagnóstico, em 72 horas, do que precisa e o estado pode contribuir para ajudar a melhorar o sistema da saúde de Cacoal. 


Desta forma, disse, “pretendemos harmonizar com o São Daniel Comboni as suas instalações prediais para que a gente possa num curto espaço de tempo, harmonizar o novo formato de saúde, de atendimento de urgência e emergência à cidade de Cacoal”. 


Ou seja, será realizado um levantamento, que será apresentado ao governador, quantificando as condições, as dificuldades, e as soluções. “Posteriormente será apresentado este trabalho ao promotor de justiça que é quem está encabeçando toda esta defesa dos interesses do sistema de saúde, do cidadão da cidade de Cacoal”.


Para concluir, Williames Pimentel enfatizou o empenho do Estado em contribuir com o município de Cacoal e assim ajudar ainda mais. Por este motivo, disse ele, que o governo está aqui para definir estratégias de como ajudar ao sistema de saúde do município de Cacoal a ser fortalecido, recomposto, ser revitalizado. 


A ideia é que o município indique um representante, bem como um representante do Conselho Municipal de Saúde, para que seja dado total transparência, e seja feito um verdadeiro Raio-X de como o estado pode aportar. O que o estado pode fazer para ajudar a melhorar o serviço de saúde municipal. 


O secretário também disse que o governador falou com o Ministro da Saúde por telefone, pedindo que “seja designado um técnico para que possa integrar também uma contribuição nesta força tarefa em 72 horas ou no mais tardar em cinco dias tenhamos todas as informações de como ajudar o sistema de saúde municipal”.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários