Espigão: Escola indígena buscar alternativas para o setor

Atendendo ao convite do líder indígena, Marcio Marcelo Cinta Larga que é o articulador dos povos indígenas, a deputada Lúcia Tereza (PP) na tarde do domingo 07, visitou a comunidade indígena Sabane que habitam a aldeia Sowainte localizada na Linha Corumbiara, setor 08 distante, 70 km da cidade de Vilhena. A visita da parlamentar teve como objetivo buscar alternativas para o setor educacional que segundo os Sabanes vem passando por várias dificuldades. A deputada Lúcia Tereza que é a presidente da Comissão Estadual da Educação se reuniu com o cacique Lino Sabane e os moradores para ouvir as prioridades da comunidade.

Ao falar com a comunidade a deputada Lúcia agradeceu a todos ali presentes. “É um prazer muito grande vir aqui e conhecer cada um de vocês meus amigos”.

O líder Lino Sabane falando em nome de sua comunidade agradeceu a visita da deputada que segundo ele, há tempos seus parentes queriam conhecer. “A gente ouvia muito falar da deputada que defende muito a causa indígena no seu município, por isso fizemos o convite para que viesse conhecer a nossa comunidade”. Afirmou o cacique Lino. Ao iniciar a sua fala o líder Sabane pediu o apoio da parlamentar para o setor da educação da aldeia que possui a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sowainte com duas salas para atender aos alunos até o 9º ano.

A dificuldade na lotação de professores, e manutenção da escola (merenda, material de consumo, falta de energia entre outras necessidades) foi citada pelo cacique Lino como descaso pelo setor da educação local. A deputada Lúcia Tereza ouviu as deliberações da comunidade e se prontificou a buscar juntamente com os colegas deputados que fazem parte da Comissão Estadual de Educação (Ribamar Araújo – PT, Adelino Follador – DEM, Aelcio da TV – PP e Rosângela Donadon – PMDB) os mecanismos junto à secretária estadual de educação e o setor da educação indígena local para amenizar a problemáticas reivindicadas pelos moradores da aldeia Sowainte.

Aproveitando a visita da deputada Lúcia Tereza a aldeia, o cacique Lino Sabane solicitou a apoio da parlamentar para as condições precárias em que se encontra a única estrada que liga a aldeia ao município de Vilhena. Segundo o líder indígena, são aproximadamente 40 km de recuperação que precisam ser feitos para dar condições de trafegabilidade aos indígenas e aos proprietários de terras próximos a reserva Sabane.

Segundo Lino, existem três pontes que precisam ser recuperadas com destaque para a ponte sobre o rio Roosevelt com mais de 20 metros de extensão e que se encontra em péssimas condições.

Outra propositura dos Sabanê é sobre a energia elétrica do programa “Luz para Todos” que esta com as obras paradas a 17 km da entrada da aldeia. “Há vários anos que a empresa parou as obras da rede de energia e ninguém sabe como esta a situação”. Afirmou cacique Lino que fechou a pauta de reivindicação pedindo a ajuda a parlamentar para que o postinho de saúde da aldeia volte a funcionar e tenha o atendimento medico. Segundo a liderança Sabane o local se encontra fechado, não tem a visita de medico ou enfermeiro e também não existe remédios para atender a comunidade.

               

A parlamentar anotou todas as propositura feitas e se comprometeu em 15 das buscar as respostas para essas questões. Ao se despedir da comunidade a deputada Lúcia Tereza agradeceu a recepção por parte dos moradores da aldeia que vieram para conhecer a ilustre visitante. A parlamentar afirmou que esta de viagem marcada para o município de Guajara Mirim aonde ira visitar outras comunidades indígenas dentro do seu trabalho na Comissão Estadual de Educação. “Estou muito feliz em conhecer todos vocês, feliz pelo carinho com que me receberam em sua comunidade, estou me comprometendo a buscar as respostas para as várias reivindicações que vocês fizeram, podem ter certeza que vou voltar com essas respostas”. Finalizou a parlamentar.

Autor / Fonte: Espig�o News

Leia Também

Comentários