Equipamentos e máquinas vão fortalecer parcerias com os municípios

Equipamentos e máquinas vão fortalecer parcerias com os municípios

Mais de 1.500 equipamentos foram destinados aos municípios

O fortalecimento das parcerias com os municípios foi destacado pelo governador Daniel Pereira durante cerimônia de entrega dos equipamentos remanescentes do Programa Calha Norte, realizada na manhã de sexta-feira, 14, na sede do Centro de Atendimento ao Contribuinte, junto à maioria dos prefeitos rondonienses.

O governador citou nominalmente a cada parlamentar da bancada rondoniense que trabalhou para efetivar a emenda coletiva no valor de R$150 milhões, que resultou na aquisição de 1.554 equipamentos entre motoniveladoras; tratores de pneus com grades e carretas; pás-carregadeiras; ônibus comuns e adaptados; retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas, que formarão patrulhas nos municípios para recuperação de estradas vicinais e carreadores.

O coordenador da bancada federal, deputado Lindomar Garçom, presente ao evento, representou a bancada federal e explicou que essa é a maior emenda do Brasil. “Ela reflete o trabalho conjunto da bancada em favor do povo rondoniense”.

Lembrando que Rondônia é um entre seis estados da federação que estão com as contas em dia, Daniel Pereira falou do compromisso anteriormente assumido para a reserva da contrapartida de recursos, na ordem de 25% do montante, que será possível fazer o aditivo que possibilitará a aquisição de mais equipamentos para os municípios. O governador também reforçou que apesar da quebra da receita em cerca de R$200 milhões de reais, o governo está concluindo o pagamento de dezembro dos servidores já neste próximo dia 15 de dezembro.

A secretária adjunta da Secretaria Estadual de Agricultura, Eloísa Bertoletti, relembrou aos prefeitos sobre a necessidade de se manter os equipamentos de acordo com as determinações feitas pela equipe técnica do Programa Calha Norte, uma vez que ficará a cargo da Seagri a remessa de relatórios semestrais sobre a utilização dos equipamentos. Ela também destacou a importância do valor social que essa ação proporciona, pelo volume de serviços que será possível oferecer à população.

Agradecendo aos prefeitos e à prefeita Leonilde Garda, de Seringueiras, que falou em nome de todos eles, a secretária de Agricultura Mary Braganhol disse que essas máquinas e equipamentos poderão modificar o panorama da agricultura nos municípios, proporcionando a recuperação de estradas, abertura de carreadores, e facilitar, principalmente, o trabalho dos agricultores familiares. “Como lembrou os técnicos do Calha Norte, os equipamentos devem cumprir suas finalidades atendendo aos anseios da comunidade”

Autor / Fonte: Mirian Franco/Secom

Comentários

Leia Também

 
Loading...