Engenheiro elogia obra de saneamento em Cerejeiras



Uma reunião na manhã de segunda-feira, 17, realizada no gabinete do prefeito Airton Gomes (PP), com a presença de representantes de segmentos sociais, de vereadores e de servidores municipais, tratou da questão do esgotamento sanitário (o esgoto propriamente dito, a distribuição da água, a drenagem e a coleta de lixo) na área urbana de Cerejeiras.


O evento teve a presença de autoridades públicas. Além do prefeito, a vice Lisete Marth (PV), os vereadores Zeca Rolista (PSDB), David da Ambulância (PP), Kiko (PP), Edmar Lopes (PDT) e Antônio Augusto (PMDB) e secretários da prefeitura estiveram presentes no encontro.


O encontro foi apenas um de uma série de reuniões que vêm tratando do assunto em Cerejeiras. As questões de saneamento, distribuição de água, encanamento de drenagem e coleta seletiva com destinação correta de lixo são assuntos complexos demais para serem delineados num só encontro, mas, aos poucos, autoridades públicas de Cerejeiras estão discutindo, com representantes da sociedade local, essas questões e aplicando as políticas públicas que julgarem eficazes.


Na reunião do início da semana, o engenheiro Edmundo Machado, que mora em Porto Velho e que presta serviços à prefeitura de Cerejeiras, falou sobre os desafios do poder público municipal para as próximas décadas.


“São questões que deverão ser revolvidas e tratadas, como a construção de um aterro sanitário para os resíduos sólidos, a coleta seletiva de lixo e a reciclagem, entre outras políticas públicas neste sentido”, diz o engenheiro.


Ao analisar dados do município sobre essas questões, no entanto, Edmundo disse que Cerejeiras está bastante desenvolvida nesta questão. “A minha análise é que vocês, apesar da crise, estão progredindo nessas políticas de esgotamento sanitário. Daqui uns tempos vocês vão colher frutos disso. São poucos municípios de Rondônia que estão fazendo o que é feito aqui por vocês. Cerejeiras está na frente de muitos municípios rondonienses”, disse Edmundo Machado aos presentes da reunião.


Também no encontro, o prefeito Airton Gomes afirmou que cerca de 80 por cento da instalação da rede de esgoto na área urbana do município já está concluída. “A empresa que executa a obra diz que pode estar pronta em outubro. A construção da estação de tratamento está em andamento também e poderá ser terminada também em outubro, ou um pouco depois”, informou Airton Gomes aos presentes no encontro.


Para a próxima segunda-feira, dia 24, está marcado outra reunião sobre este mesmo assunto, a ocorrer na Câmara de Cerejeiras, a partir das 8h00 da manhã.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Autor / Fonte: Folha do Sul

Leia Também

Comentários