Empresa inicia substituição de adutoras da CAERD



A nova adutora de água potável da CAERD já está com cerda de 800 metros instalados, dos 7.267 metros de extensão estabelecidos no projeto total. Esse trecho concluído compreende a rua Bem-Te-Vi e ruas do entorno no Bairro Novo Ji-Paraná e ao mesmo tempo também está sendo construída a adutora na rua José Geraldo, saindo pela rua Tiradentes, eliminando com isto os riscos da proximidade com a BR-364. A obra está sendo executada pela empresa Hidronorte, vencedora da licitação e deve ser concluída em outubro de 2015.


Conforme o Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), os investimentos são da ordem de 38 milhões de reais do Governo Federal através do PAC II, sendo R$ 5 milhões de contrapartida do Governo do Estado.


A obra que é considerada de grande importância para Ji-Paraná incluirá também a construção de 120 quilômetros de novas redes de água potável e de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que ampliará a capacidade de distribuição para 120 litros por segundo.


O Prefeito frisou que a obra só foi viabilizada a partir da concessão dos serviços à CAERD por cinco anos, assinada por ele no inicio de 2013. “Sem essa concessão esses recursos não viriam para Ji-Paraná, seriam destinados a outro município”, destacou.


O presidente da Agencia Reguladora de Ji-Paraná (Agerji), Clederson Viana, informou que após a conclusão das adutoras e a expansão das redes de distribuição, Ji-Paraná terá pelo menos 80% da sua população atendida com a água potável, segundo previsão da CAERD juntamente com a Administração Municipal.


“Pelo projeto original, seria 100%, mas devido ao surgimento de novos condomínios e expansões habitacionais na cidade, essa realidade mudou. Nova adequação já está sendo feita para que seja atingida a meta original”, esclareceu.

 


As novas adutoras eliminarão os freqüentes problemas de desabastecimento de água principalmente no Segundo Distrito.
Outra boa notícia é quanto o projeto do esgotamento sanitário do Município. Está previsto para o final do mês de outubro de 2014, a assinatura da contrapartida pelo Governo do Estado de cerca de 15 milhões de reais para a liberação dos R$ 180 milhões do Governo Federal destinados à construção do sistema de esgotos da cidade. O início destas obras está previsto para o meado de 2015. Entre as expansões da rede de água e a construção do sistema de esgotos, será investida a vultosa soma de quase 220 milhões de reais.


“Pela primeira vez Ji-Paraná terá estes serviços fundamentais, que previnem doenças, diminuído as internações hospitalares, graças ao empenho do prefeito Jesualdo Pires na busca de recursos e ao governo de Rondônia com os investimentos das contrapartidas”, finalizou Clederson Viana.

Autor / Fonte: assessoria

Leia Também

Comentários