Emdur recupera iluminação do Espaço Alternativo

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) foi autorizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) a efetuar os serviços de reparação na rede de iluminação pública no Espaço Alternativo. 


Segundo explicou o diretor-presidente, Gerardo Martins, a Emdur esbarrava na dificuldade de operar num local com obras do Governo do Estado sob embargo judicial, de forma que requereu do MPE autorização para efetuar os serviços. Assim que recebida a autorização, equipes foram enviadas para reparar os danos. O principal problema observado foi o roubo de cabos, mas também foi verificado que com a colocação dos quadros de força a apenas um metro de altura do chão, muitos danos eram facilitados.

 

“Certos jovens que frequentam o local nas madrugadas têm ligado aparelhos de sons diretamente nesses quadros. Isso também tem sido feito por negociantes que atuam no local. Além disso, os jovens também acionam a fotocélula dos quadros com aparelhos que emitem raio lazer. Isso fez com que duas contactoras fossem queimadas, como também diversas lâmpadas. A fotocélula é um sensor de luz, com a emissão do raio lazer eles conseguem fazer piscarem as lâmpadas de toda uma parte da rede, ao ritmo que quiserem. Fica como uma boate a céu aberto”, esclareceu o presidente. 


A Emdur já trocou as lâmpadas e contactoras queimadas, restaurou os quadros de força danificados e repôs parte dos cabos roubados. Uma parte, equivalente a um quarteirão, ainda precisa receber a reposição de cabos. A equipe encontrou dificuldades com as cavidades subterrâneas e deverá retornar ao local nesta semana para terminar o serviço. Cadeados serão colocados nos quadros para prevenir novos danos, mas a Emdur afirma que os quadros deveriam ser mudados de lugar.

 

O assunto será encaminhado ao MPE, para que peça a revisão do projeto. “Ainda nesta semana vamos repor toda a iluminação. Uma parte dos cabos que já havia sido retirada e dobrada, por algum motivo, os vândalos não conseguiram transportar. Nós resgatamos para o pátio da Emdur e vamos reutilizá-los. Mas, apesar de tudo que façamos, ainda não será suficiente para manter a segurança da iluminação pública. Precisamos contar com a ajuda da população para fiscalizar danos à rede. Sempre que alguém vir acontecer roubo de cabos e outros danos poderá ligar para a Emdur, ao número 0800 642 6331, ou diretamente para Polícia Militar, no 190”, finalizou Martins. 

Autor / Fonte: Por Renato Menghi

Leia Também

Comentários